domingo, 3 de fevereiro de 2013

A LÓGICA DA LÓGICA


Uma frase corriqueira   é lógico que é assim e outras com a mesma “intenção” são muitas vezes ditas sem que se preste a devida atenção,  ao significado.
Faz muito, muito tempo que a lógica entrou para o rol dos assuntos “questionáveis”, para mim, principalmente a chamada lógica formal onde existe o princípio do terceiro excluído, que em latim é expresso tertium non datur (o terceiro não se dá).

É preciso esclarecer que não me aprofundei em estudos sobre Lógica; prefiro estudos sobre  Física Quântica por ser, sob minha ótica, mais práticos, diretos e frutíferos.
Entre o sistema lógico ocidental e o oriental, tenho preferência pelo segundo, justamente por ser algo, que penso, procura desenvolver o intelecto, o mental e não aprisioná-lo em regras  predeterminadas.

Durante um longo tempo, os estudiosos ocidentais dos sistemas lógicos, consideraram que os pensadores orientais,  não raciocinavam de forma lógica; que, até mesmo, não raciocinavam sendo portanto, ilógicos.
Acredito que isso deva ter acontecido,  justamente pelo não “aprisionamento” do pensamento, em questões diversas; ousaria dizer que o sentido holístico, do pensamento oriental, dificultava o entendimento de sua forma de raciocínio, aos ocidentais.

Vejam, abaixo, a amplitude da lógica oriental, tradicional:

A é.
A não é.
A é e não é.
A é impredicável.
A é e é impredicável.
A não é e é impredicável.
A é, não é e é impredicável
.

Esse tipo de “proposição” tem uma abrangência  fantástica e uma lógica holística, se é que se pode assim denominar.
Há alguns anos atrás, quando comecei a me interessar, mais seriamente, pela Física Quântica, deparei-me com o sistema lógico que a “assessora”  Lógica Fuzzy, também conhecida como lógica nebulosa ou difusa.

Uma das características da Lógica Fuzzy é sua maior aproximação com o mundo real onde respostas extremas não são as únicas, existentes; assim, a F.Q. só poderia contar com ela,  pois a própria F.Q., ainda é permeada de incertezas e nebulosidades; não há certeza, inclusive, sobre a existência do próprio átomo, da forma como é “conhecido”, definido.
A Física Quântica ainda é uma aproximação de algo, indefinido; entre esse “algo” e o que pensamos conhecer há um campo imenso de questionamentos, incertezas; uma coisa pode ser e não ser e, entre ser e não ser,  há uma vasta gama de possibilidades intermediárias que fazem parte do mesmo processo. É um pouco difícil de expor essa questão;  entretanto, ela vai ao encontro de quase tudo que foi exposto por grandes e antigos mestres do oriente.

A lógica Fuzzy, em sua essência, não pode ser entendida, verdadeiramente, por quem tem seu racional trabalhando com um tipo de lógica que não transcende limitações e imposições do puramente racional e lógico da ─ materialidade.
A lógica ocidental,  é voltada para a praticidade e simplificação; ela não permite “devaneios”; se, por um lado isso é bom, por outro, não ajuda muito na criação de novas sinapses pois não abre espaços para voos imaginativos/criativos. Ela é fria, “petrificada”, apesar de toda sua validade.

Os animais humanos não são os descobridores da lógica; eles apenas “captaram”  nuances do próprio sistema lógico do Multiverso ─ atualização mais recente, da ciência, para Universo ─, da Natureza, da própria Vida.
Ao “captarem” essa lógica, ou melhor, esse sistema lógico, eles decodificaram apenas o que era possível em razão do campo mental, do animal humano, da época. A Lógica Fuzzy,  vem comprovar, creio eu, evolução nesse próprio campo mental; mas, ela não é, ainda, o que de mais verdadeiro existe, nessa área.

Gostaria que você, que por acaso lê este post, entenda que não estou tratando a lógica em seus sistemas “estatutários”;  tento analisar as consequências/implicações  do que foi instituído, como tal, em nosso cotidiano, em nossa vida,em nossa forma de pensar,  sem nenhuma outra intenção, pois não sou expert,também  nessa área, muito pelo contrário.

A Lógica da Lógica,  ainda está por ser ─ descoberta.

Maria ─ Estrela Lunar Amarela

─ qualquer erro, por favor, nos informe.

 Livros disponibilizados para download:

EgoCiência e SerCiência ─ Ensaios


EgoCiência e SerCiência ─ Em busca de conexões quânticas


EgoCiência e SerCiência vs. Algumas questões humanas


 

Um comentário:

  1. Muito interessante. O que tem a nível da física quântica, principalmente relacionado com cristais?

    ResponderExcluir