quarta-feira, 6 de março de 2013

HUGO CHÁVEZ - O ÚLTIMO REBELDE?



Antes de tentar falar alguma coisa sobre Hugo Chávez, preciso esclarecer outras, totalmente pertinentes.
Sempre fui apaixonada por Rebeldes Com Causa!

Um rebelde, para mim, é alguém que não é “aliciado” pelo status quo, seja este, qual for; é alguém que conhece, profundamente, a causa pela qual luta e é capaz de por sua vida, em risco, para defendê-la.
Quase sempre, um Rebelde   Com Causa, torna-se um Revolucionário sempre temido pelo status quo; muitos deles foram queimados, na época da Inquisição e continuaram a ser queimados , metaforicamente falando; outros foram mortos pelos representantes e defensores de poder religioso, político, econômico etc..

 Em épocas mais recentes e nesta, em que vivemos, o status quo tem um grande aliado que tenta matar, também metaforicamente falando, os poucos Rebeldes/Revolucionário existentes e apaga, do ideário jovem, a ideia de Rebeldia e Revolução.
Refiro-me acima,  ao sistema midiático capitalista/neoliberal,  representante fiel  e “visível”,  dos grandes grupos, globalmente dominantes.

Hoje, um possível Rebelde, um possível Revolucionário recebe a alcunha de Terrorista; esta é a denominação favorita do status quo, dada àqueles que se rebelam, contra ele.
Um Rebelde, um Revolucionário com raras exceções tomba prematuramente; mas suas ideias, seu sonho persistem na ânsia de buscar apoiadores/continuadores, da luta, por ele iniciada.

O grande problema, que vejo, para a continuidade dessas lutas contra o status quo, é que a humanidade, como um todo sempre considerada um grande rebanho hoje está bem mais apascentada  pelas benesses ludibriantes que o Sistema,  oferece.

“Manso gado que apascentavam, gordo e bem criado” frase de Camões.

Por essa razão, minha grande tristeza pela perda de HUGO CHÁVEZ.
O  que vai acontecer com a  Venezuela?  O que vai acontecer com  o Projeto Latino Americano,  de União? Quem poderá continuar com esse sonho que já não se mostrava tão utópico, apesar das imensas dificuldades?  E o exemplo, magnífico, de luta contra a dominação do sistema capitalista/neoliberal, terá continuadores?

Não sei; realmente, não sei.
Só sei que em minha intuição, olhando e vendo os que aí estão,  não consigo sentir nos olhos, na postura corporal, nas palavras força semelhante, sinceridade igual,  coragem similar para levar adiante, essa árdua e demorada, luta.

A perda de Hugo Chávez não representou uma baixa cruel apenas para a Venezuela e para o continente; representou uma perda para todos aqueles que pensam e me incluo, entre eles   sinceramente, nos caminhos das sociedades, de cada país;  nos caminhos da humanidade, todos tão dependentes de consciência, de quem os trilha; caminhos explorados, embrutecidos, desvirtuados pelo poder dominante, com total permissão, de cada um de nós.
O governo de Hugo Chávez como não poderia deixar de ser recebeu apodo de populista, pela mídia capitalista/neoliberal, justamente porque o Sistema não gosta dos que resolvem olhar para o mais pobre, para o menos preparado, para o analfabeto, para o abandonado; o Sistema não tem coração; nele, compaixão é algo inexistente; pobres e famintos,  não constam de suas estatísticas nem têm,  cotação nas bolsas; sofrimento é algo que não o comove, em hipótese alguma.

O Sistema capitalista/neoliberal deve estar vibrando; não foi apenas uma pedra que saiu do caminho de suas expectativas; foi uma verdadeira muralha que ruiu, facilitando  infiltração sinistra, nas bandas de cá.
Hugo Chávez, tinha uma visão quase,  profética; não abria a guarda, muito menos para o sistema midiático capitalista/neoliberal, pois conhecia muito bem seus “métodos” de trabalho e sua total falta de ética.

Infelizmente, só vejo uma realidade: enquanto cada um de nós mantivermos no  pescoço, a pequena sineta que com seu plim, plim, plim, plim informa, ao Sistema,  que o estamos cega e voluntariamente seguindo, não haverá Revolucionário que consiga vencer o status quo; então, como a retirada dessa sineta depende, única e exclusivamente, de cada animal humano...?????????!!!!!!!!!!!!!!!!!
Termino enviando à Energia de  HUGO CHÁVEZ   onde estiver , agora um Grande Abraço de LUZ e um profundo agradecimento pelo grande exemplo, deixado!

Maria-Estrela Lunar Amarela

qualquer erro, por favor, nos informe.

 

 

 

 

 

 

4 comentários:

  1. Frase vista em manifestação popular, quando da ida de Hugo a Cuba, tratar do câncer: "Não aceitaremos voltar a ser invisíveis". Ele não peitava o império sozinho, tinha o povo com ele, um povo que vem tomando consciência, ao mesmo tempo em que se instrui. O sistema não sobrevive sobre um povo instruído, informado e consciente - e essa foi a maior característica cubana que impediu a invasão pura e simples dos marines, como em tantos países latinoamericanos. Além do treinamento militar aberto à população como um todo, o que permitiu a Cuba e, agora, à Venezuela, ter uma população armada, pronta pra se levantar em menos de 24 horas, pra defender seu território e sua democracia.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, minha esperança voltou com esse seu comentário. Acredito, também, que essa luta já faz parte do povo Venezuelano mas, mesmo assim - e apesar da esperança - tenho receio de descontinuidade. Torçamos para que isso não ocorra!
    Valeu, cara!

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei triste, tal como fiquei triste com a morte do kadafi. Pois conheci estudantes líbios e o que eles contavam da terra deles, as condições etc. Em 2007 a un classificou a líbia como sendo a suíça de África .

    Os abutres já devem estar sedentos para cair na venezuela.

    ResponderExcluir
  4. Olha, vou defender os abutres do reino animal, natural; eles fazem o excelente trabalho de limpeza ao passo que os "abutres" a que você se refere, são representantes máximos do pior que existe, no animal humano. Eles estão sim, prontos para qualquer vacilo e tenho medo que isso, ocorra!

    ResponderExcluir