quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CREPÚSCULO DO PENSAR



Quanto mais perco minha fé no mundo, mais me encontro em Deus, sem crer nele. Será uma misteriosa doença ou uma nobreza da razão e do coração o que induz a ser ao mesmo tempo cético e místico?

Esse pensamento acima, é de Emil Cioran ─ 1911/1995 ─, escritor e filósofo romeno que tinha como característica maior extremo ceticismo em relação a praticamente, tudo; muitas das coisas que escreveu chamaram minha atenção por uma certa similitude de sentir/pensar.

O pensamento em destaque consta do livro O Crepúsculo do Pensamento, datado de 1939, escrito por Cioran em seus exatos 28 anos; portanto, esse crepúsculo, não tem nada a ver com o possível desgaste natural da função – Pensar.

Como gostei da metáfora usada por Cioran, tomei a liberdade de nomear este de ─ Crepúsculo do Pensar mudando Pensamento para Pensar, para não se configurar plágio mas principalmente porque, em meu entender, é o que chamam de função pensar que “entra” em fase crepuscular emitindo, então, pensamentos com essa característica.

Ultimamente, tenho sentido presença maior dessa fase; mais que isso ─ tenho prestado mais atenção às causas que a provocam; percebi que quanto mais perco minha esperança em nós como animais humanos ─ agudizando, portanto, meu ceticismo ─ mais penso na Energia Universal ─ Mística que me envolve e com a qual sou preenchida, em “minhas” partículas quânticas.

Penso na ENERGIA por ser ela nossa realidade maior; essa ENERGIA É  INTELIGÊNCIA, PENSAMENTO E LINGUAGEM,  conforme explicitado na 3ª parte do livro EgoCiência e SerCiência ─ Ensaios, parte essa totalmente “captada” de uma dimensão impossível de ser  descrita.

Essa fase crepuscular da função pensar percebo-a como crepuscular vespertina pois não vem acompanhada dos raios do sol, como quando o crepúsculo é matutino; mergulho num período noturno/interno; durante esse período, tento iluminar “meu” interior com uma lanterna, nos moldes da Lamparina de Diógenes; assim, busco descobrir realidades sobre as partículas quânticas responsáveis pela estrutura ─ corpo físico e campo mental.

Tudo o mais que não esteja encaixado nessa ─ Busca ─ perde sentido, para mim; é como se tudo que estivesse fora do contexto quântico, nada representasse, em realidade; é quase uma catarse esse período vivenciado, justamente pela limpeza interior que ocorre, durante todo o tempo crepuscular.

Nesses períodos, observo o quão infrutífero é nos envolvermos com questões do cotidiano do animal humano ─ religião, política, finanças, consumo etc.; observo, com mais atenção, a quantidade imensa de teorias, de filosofias, de estudos, de paradigmas, etc., lançados por grandes pensadores e me vem a questão:  que percentual de animais humanos tomou conhecimento de parte de tudo que já foi disponibilizado em pensamentos?

Entretanto, mesmo sabendo o quão infrutíferas são as tentativas de colocar nossos pensamentos em rede, pois um mínimo de pessoas TALVEZ leia e, Talvez considere algo interessante e desafiador, ao Pensar, mesmo sabendo, repito, sempre volto ao uso das palavras tão gastas, tão cansadas de serem exploradas das mais diversas formas, tanto criativa como destrutivamente; mas, essa mais recente imersão no silêncio do Ser avisou que talvez logo, logo possamos mudar o rumo do enfoque, saindo da matrix material/conceitual.

Aguardarei.

Ao pensar em tudo que já foi exposto, em pensamento, vem a pergunta: onde a Energia desses pensamentos todos está “armazenada”, não nos esquecendo que a própria Energia é Pensamento?

Há muito se estuda, se pesquisa a chamada ─ NOOSFERA, proposta como Conceito por Teilhard de Chardin e por Vladimir Vernadesky, como Teoria; essa Noosfera seria sequencial à geosfera, biosfera e tecnosfera; a Noosfera seria o despertar de uma ordem Superior Telepática entre os animais humanos; ela também é vista como Campo Agregador de Pensamentos.

Interessante que há algo que pode nos auxiliar a entender/compreender a Noosfera ─ é o chamado Armazenamento em nuvem, serviço que permite armazenar dados fora do equipamento de origem; de fácil acesso, de qualquer lugar, bastando apenas a senha respectiva, esse armazenamento nos dá a sensação de estar fora do sistema que tanto conhecemos.

Apesar de ser um lugar físico, ele assim não nos parece; o mesmo poderíamos pensar da Noosfera com a única grande diferença de que ela é um Campo e nós, animais humanos, não temos como “pensar” um campo nos moldes científicos pois mesmo a ciência ainda não conseguiu “definir” com clareza ─ tão perseguida, por ela ─ o que determina como Campo.

Caso consideremos o conceito de Armazenamento em Nuvem, de forma literal, teremos a Noosfera ao alcance total de nosso entendimento; a senha de acesso, cada um de nós encontrará, mais cedo ou mais tarde, em nós mesmos; por enquanto, utilizamos de forma totalmente aleatória; poucos, pouquíssimos animais humanos souberam/sabem que seus pensamentos, não eram/são tão seus e sim, captados da fonte; o nome dado a esse “acesso” aleatório, que melhor o define é, em meu entender ─ insight.

Saí desse período crepuscular com a nítida sensação de que as palavras estão cansadas de nós; com a sensação que elas só querem ser portadoras de assuntos diversos dos corriqueiros, dos banais, dos ligados ao status quo do Sistema, seja ele qual Sistema for, exceção feita ao Sistema Vida ─ Planeta Terra!

Maria-Estrela Lunar Amarela

Algum erro, por favor, nos informe.

 

5 comentários:

  1. Muito bom esse artigo. Parabéns pela clareza dos pensamentos e pela percepção da Noosfera.
    Tenho dito aos alunos de Reiki que o Universo é o corpo de Deus. Que pensando assim aceitamos melhor a presença de Deus onipresente e onisciente. Então somos parte de Deus e, por mais simples que possa parecer, as leis descobertas pela ciência, são as leis da natureza de Deus.
    Meu esforço é fazer com que os alunos amadureçam e parem de pensar em milagres e comecem a pensar nas Leis de Deus.
    Uma pessoa que faz uma promessa, com velas ou rezas, tenta comprar Deus (ou um santo/a) para que mude as Leis da Natureza a seu favor. Essa atitude, tão comummente vita pelas religiões cristãs, é uma tentativa de corrupção de Deus (ou um santo/a) e revela um egoismo tão grande que tenta fazer as Leis da Natureza agirem a seu favor.
    A corrupção é o mal atual do Brasil e a responsabilidade da enorme disseminação dessa doença espiritual é a bancocracia, a dominação econômica que prega a felicidade através da conta bancária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Noosfera é uma região específica da natureza, onde circulam as vibrações dos seres vivos e as próprias entidades vivas, encarnadas ou não, os pensamentos e os sentimentos.
      Quando estamos em harmonia, percebemos as BOAS vibrações da noosfera e "canalizamos" os guias do alto astral. Nossa evolução espiritual, o desapego ao ego individual e o amor ao ego coletivo, à egrégora evoluída, é o que de melhor podemos almejar como humanos nesta atualidade temporal.

      Excluir
    2. O Brasil passa por um momento maravilhoso de revelações. O mundo está vendo melhor quem é quem. Não apenas o parlamento, o judiciário e a imprensa comprometida com o consumismo egoico da bancocracia, mas o próprio povo, a classe dominante, a média que quer ascender egoistamente e a classe baixa mantida na ignorância pela dominação através da mídia.
      Vejo que a Noosfera do Brasil e, de arrasto, a do restante da Terra, vai ascender na harmonia. Não muito ainda, porém um começo. As redes sociais e a comunicação eletrônica estão permitindo a aproximação de egos harmônicos e as egrégoras da harmonia e do bem comum estão se formando, mais rápido do que antes.
      Vamos sair dessa crise política mais iluminados.

      Excluir
    3. Leo, gosto de ver seu otimismo; também o sou mas inúmeras vezes vejo-o meio que Opaco em relação ao Brasil e Mundo; não gosto quando tenho essa percepção!

      Excluir