domingo, 13 de fevereiro de 2011

CONSERVADORISMO, EM ALTA?


                                              

Os antigos podres poderes, esperneiam, face à possibilidade de uma reinvenção da sociedade,  do animal humano.
Como os podres poderes alicerçam-se sempre e, cada vez mais, na hipocrisia, temos visto, nos últimos anos, verdadeira avalanche de conservadores pragmáticos infiltrando-se em inúmeras áreas sociais, com discursos eloquentes* de preservação da dignidade humana que para eles, é sinônimo de preservação de domínio; qualquer ato de insatisfação, de insubordinação, de rebeldia libertária, calcadas em amplo aspecto analítico, das situações vigentes, é considerado, por eles, conservadores pragmáticos, atos indignos, infundados, terroristas, sem “prática” objetiva que leve ao caminho traçado por eles, para o “bem da humanidade”!
No Brasil  as eleições para presidente, de 2010, mostrou um quadro horrível de tentativa de coerção ideológica, principalmente oriunda do campo religioso. Nos meus 67 anos, dos quais,  50  antenados em  questões políticas ─  entre outras ─ jamais vi algo igual, tão deprimente; só faltou a consumação, pois o processo de Inquisição foi instaurado, mais uma vez, subliminarmente, nas declarações “alfarrábicas” dos que se pensam constituídos de plenos e santos poderes. Estão tentando adentrar em searas,  que faz tempo,  não mais lhes dizem respeito.
O que é isso? Será que não conseguem perceber que longe vai o tempo das sesmarias, das paróquias?  Não creio ser esse o caso;   até confissões via celular, ao preço em torno de R$2,00 foi recentemente oficializado ─ meus neurônios não conseguem criar sinapses “sinalizando” a existência de quem busque, ainda, esse artifício criado, muito mais  para controle  dos atos dos antigos súditos,  do que para efetivo auxílio.
Esse é o credo institucionalizado, decrépito; mas, há outros, bem mais jovens criados pela expertise de grupos que souberam prever  necessidades humanas, bem mais eloquentes do que apenas, ir para o céu; estão se tornando tão ou mais “perigosos” à liberdade humana pensante e infiltrando-se, com total liberdade no cambaleante ─ sistema político.
O brasileiro é um povo aberto ao diferente; não somos hegemônicos até mesmo, territorialmente falando; por sermos, quase um continente, temos clima, vegetação, riquezas naturais diferenciadas, entre  regiões, entre Estados.  Somos uma sociedade heterogênea, felizmente; não temos o absoluto como pensamento preponderante e não serão os conservadores, ultrapassados em “valores”, que irão soterrar, em pleno TERCEIRO MILÊNIO, essa fantástica associação ao novo, ao diferente criativo, ao embate ideológico pacífico.
Um grande poeta e iniciado chamado Walt Whitman, americano fervoroso,  deixou em versos, nos idos de 1800, mensagem ao povo brasileiro; marcarei em negrito, partes da poesia abaixo, que considero bem representativas, de nós.
UMA SAUDAÇÃO DE NATAL
Walt Whitman
 
(De uma constelação do Norte para uma do Sul, 1889-1890)
 
Bem-vindo, irmão brasileiro – teu amplo lugar está pronto;
uma mão amorosa – um sorriso do norte – um pronto e caloroso aceno, cheio de sol!
(Deixa o futuro cuidar de si, onde revele seus problemas e empecilhos;
nossos, nossos o anseio presente, a meta democrática, a aceitação e a fé);
hoje, para ti se estende o nosso braço, se volta a nossa cabeça – para ti se volta o nosso olho expectante,
tu livre de embaraços, tu, que és claro, refulgente! tu, aprendendo bem
a lição verdadeira da luz de uma nação em pleno céu
(brilhando mais do que a Cruz, mais do que a Coroa),
as alturas de ser esplêndida humanidade! 

A América do Norte, de Walt Whitman,  está atolada no “neoconservadorismo”; até mesmo Barack Obama, que ao ser eleito, em 2008, parecia promessa de rejuvenescimento, de “arejamento’  do sistema que se quer e se pensa “hegemônico” até internacionalmente, deixou clara sua posição de igualdade e lealdade ao sistema, em discurso perante o congresso americano, poucos dias atrás. Será que foi contaminado pelo Tea Party  ou vencido, por ele?
Encerrando, e em resposta ao artigo/interrogação, tenho certeza que o conservadorismo está apenas querendo fazer ouvir seus estertores, agora definitivos ─ é o que acredito.  O final é dolorido, para quem não o compreende; mas é também, inevitável, não só para animais humanos; sociedades, ideologias, paradigmas, sistemas tendem ao mesmo, se não houver renovação.
Sem renovação, Hosni  Mubarak foi empurrado, para fora, pelo povo e pela diplomacia americana que não conseguiu se impor, perante os opositores de Mubarak. O que virá,  ainda não se tem ideia; entretanto, a praça Tahrir, reduto dos valentes  contestadores,  já entrou para a história das revoluções sociais, como local de campo de batalha e festejos, pela brilhantemente vitória alcançada.
Comemoraremos, seguidamente, a derrocada de  podres poderes  ─ pois,  assim quer e determina, a NOVA ERA.
Maria do Rocio Macedo Moraes – Estrela Lunar Amarela
*palavra sem trema, conforme novas regras ortográficas, assim como ideia, sem acento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário