quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

RESPOSTA A UM FÍSICO ANÔNIMO



Recebemos um comentário, muito bem posto, por sinal, de um “físico anônimo”, sobre o artigo postado ─ Física Quântica e Mercado Financeiro, no qual faz um alerta para existência de pessoas,  de pouco (ou nenhum) conhecimento de F.Q., misturando esoterismo e ela, em um mesmo pacote.
Duas ressalvas podem ser feitas, entretanto.
A primeira, é que grandes físicos, do porte de Roger Penrose ( este em seu livro A Mente Nova do Rei),  Amit Goswami, James Gardner  estão considerando leque muito maior de influência dos fenômenos quânticos. Eles mesmos, ao avançarem para além da Navalha de Occam ─  com bastante cuidado ─, frisam  a necessidade de não envolver mística com suas propostas. Aliás, essa extrema cautela, dos cientistas, em meu entender, está postergando grandes possibilidades, dentro do próprio campo quântico; mas alguns atalhos estão surgindo; com certeza  serão, em futuro próximo,  caminhos prósperos para a Ciência além da Ciência.
A segunda ressalva é pensar,  que as raízes mesmas, de nossa Física Quântica, são místicas, em essência. Ao olharmos, por exemplo, os Sete Princípios Herméticos, no Caibalion, encontraremos, pelo menos em 5 deles, total ligação com conceitos quânticos; também não foram cálculos matemáticos que levaram Demócrito e/ou Leucipo a “implantar” o a-tomo ─ nosso átomo de hoje, atualizado é claro, pois não é mais indivisível, tal qual a proposta inicial do a-tomo. E as “coincidências” não param por aí; muito pelo contrário.
Ao olharmos para a mística, encontraremos,  tal qual na própria física quântica, tanto o princípio de incerteza quanto o tão polêmico e discutido R-quântico.
A realidade que nós, animais humanos, pensamos conhecer, admite n hipóteses; creio que todas que apresentarem componente lógico devem ser investigadas, analisadas,  exaustivamente.
Tanto a Mística quanto a Física Quântica apresentam hipóteses, lógicas. Quem sabe uma lógica diferencial quântico-mística, poderia derrubar barreiras e alicerçar avanços científicos, não é?
Espero que o físico anônimo leia este e poste um comentário; será muito bem vindo.


Maria ─ Estrela Lunar Amarela

Um comentário:

  1. Creio que a discussão nos leva a um novo patamar. Se não chegamos à mesma conclusão, pelo menos temos uma bagagem maior, que impele a buscar novas fontes. Peço desculpas antecipadamente se me mostrar arrogante.
    A Física, e a FQ inserida nela, é uma ciência que nos possibilita compreender fenômenos aparentemente inexplicáveis. E não estou falando de conceitos bizarros de Física Quântica. o próprio magnetismo foi considerado místico por centenas de anos e, hoje, é encarado tão naturalmente quanto a necessidade de dormir ou comer. O que me incomoda não são as tentativas de unir física e misticismo, mas, o uso de expressões como "Quântico", "Teoria das cordas" e "Princípio de incerteza" sem o menor pudor. Isso ocasiona problemas graves na população leiga, que acaba considerando considerando a FQ uma filosofia de vida, e não uma ciência com aplicações tecnológicas. É como querer falar de cristianismo sem ter lido a Bíblia.
    Abraços aos blogueiros.
    -- Físico Anônimo

    ResponderExcluir