sábado, 14 de maio de 2011

I CHING e 2012

14/05/2011

Em 1989, adquiri o livro, de Richard Wilhelm ─ I CHING – o livro das mutações.
 Richard Wilhelm, traduziu o I CHING para o alemão, durante o tempo em que permaneceu na China; teve ajuda de um velho e sábio mestre ─ Lao Nai Suan. De todas as traduções feitas, esta, de Wilhelm,  é a mais considerada e aceita por estudiosos, do assunto.
Dediquei muita atenção e tempo de estudo em tudo que nele consta; nem por essa razão posso afirmar conhecimento mais profundo, dele; longe disso. Minha relação com ele é de grande respeito e admiração, o que quase toda cultura oriental, me desperta.
Nesses 22 anos, apenas 4 vezes  consultei-o,  como  Oráculo,   sempre por questões maiores, além, muito além  do estritamente pessoal.
Está foi a 5ª vez. A pergunta que levou-me até ele, foi a seguinte:
I CHING, qual a tua mensagem, para a humanidade, em razão do ano de 2012?
A resposta veio através do Hexagrama 4. MENG / A INSENSATEZ JUVENIL
Como, durante a consulta, nenhuma linha 6 ou 9, apareceu,  o  Hexagrama acima  não impõe necessidade de consultar outro Hexagrama ─ complementar;  também não haverá necessidade de leitura de nenhuma linha, em particular. Nesse Hexagrama, especificamente, com a ausência de qualquer linha  móvel, ele deverá ser lido apenas,  em suas partes básicas.
Como esse Hexagrama “define” insensatez?
Ele é claro e direto ─ “Perigo e imobilidade, eis a insensatez”.
E ainda:  “Manter-se imóvel e perplexo diante de um perigoso abismo é um símbolo de Insensatez Juvenil.”
O  I CHING, considera a insensatez algo próprio ao jovem; ele não vê, a insensatez  juvenil, em si, como algo irreparável e maléfico, justamente pelo fato que ela pode e deve ser superada, com o passar do tempo e com a saída da faixa juvenil. E mais, o I CHING considera oportuno que o jovem busque por um instrutor para dirimir dúvidas ─ normais nessa faixa etária. Fica claro, entretanto, que não é o instrutor que deve procurar pelo jovem; é este que deve demonstrar interesse em buscá-lo. 
Será que nós ─ Humanidade ─, somos tão jovens, ainda, de forma que a Insensatez seja nossa máxima característica?
O conceito de  Humanidade é oriundo, mais especificamente, da Era Moderna; entretanto, creio particularmente, que a concepção de Humanidade, como somatória de humanos, na face da Terra, passou a ter mais expressividade, com a Era Contemporânea que,  segundo consta,  teria tido início com a revolução Francesa,em 1789. Particularmente, concebo a 2ª guerra mundial como o fato que realmente deu nascimento à ideia de participação de vários humanos,  de diversos lugares em uma questão mundial única,  repercutida  planetariamente, em conformidade com os meios disponíveis, para tal, na época.
A Humanidade,  se formos considerar o acima, como correto, tem exatos  ─ 222 anos; antes disso, provavelmente,  éramos agrupamentos humanos pertencentes a este ou aquele país,a esta ou aquela parte, do Planeta,  sem ideia de somatória,  de totalidade. Veja que não ouso usar o termo união, como símbolo máximo da Humanidade,  pois,   ainda não o é, infelizmente. Aliás, creio mesmo, que a grande maioria de nós, sequer concebeu ─  de forma mais ou menos plena ─ que humanidade é um composto de todos nós, um corpo único dos mais de 6,5 bilhões de animais humanos, vivendo e consumindo os recursos naturais e finitos, do Planeta Terra.
Voltando,  pela resposta obtida do I CHING, a Humanidade está sendo considerada insensata.
Ele está absolutamente certo.
Essa insensatez, que assola a humanidade é, creio,  reflexo ─ como não poderia deixar de ser ─ da insensatez que assola cada animal humano, mesmo que seja em diferenciadas frequências. O animal humano parece sentir imensa satisfação por ter compromissos demais, trabalho demais, dívidas demais, bens materiais demais; sentem extrema satisfação no corre ─ corre de inúmeras atividades, no consumismo exacerbado, na busca frenética por poder, seja ele de que nível for. Com toda essa embriaguês pelo passageiro, pelo efêmero, esquece de buscar pelo instrutor experiente, de que fala o I CHING, no Hexagrama em questão. O mais interessante é que esse instrutor pode estar ─ e está, tenho certeza ─ bem escondido no complexo  quântico, de cada animal humano. Essa busca pelo instrutor,  é solitária, extremamente pessoal. Ao encontrá-lo, começaremos a questionar sobre questões menos fugazes; obteremos respostas importantes;  porém, elas são apenas o começo do processo. De nada adianta perguntar, obter resposta e ignorar o que foi respondido; é preciso analisar, em profundidade, os insights e decidir qual a postura em relação a eles.
Mas, vamos cair na real!  Estamos, realmente, no olho do furacão;  2012, 2015, 2025, 2050 são datas limite para n situações de descontrole; esperar que cada animal humano saia da Insensatez Juvenil, para uma fase de adulto sensato ─ inclusive, algo muito raro, hoje em dia ─,  é tempo demais para tentar solucionar a questão mais crítica, que é a planetária, em seus múltiplos aspectos.
Ser realista é muito, muito diferente de ser pessimista; entretanto, na situação que estamos,  atitudes apenas pontuais não irão ajudar muito. Em contrapartida, uma mudança radical, também levaria ao caos. Veja, se houvesse resolução mundial de parar todos os carros, para purificar o ar, já imaginaram a quantidade de desempregados, em toda cadeia específica?  Se resolvêssemos deixar, de uma hora para a outra, o consumismo predatório, supérfluo, quantos desempregados teríamos desde lojas, shoppings, indústrias etc...
Se os países do mundo deixassem de pensar na tão afamada ─ Taxa de Crescimento ─, taxa essa, que por menor que seja, mesmo assim depreda todo o meio ambiente, impondo mais e mais ônus à própria humanidade, o que aconteceria?  Quem poderia responder essa pergunta?
Não acredito nem um pouco na falácia do  ─ desenvolvimento sustentável. Ele seria realmente maravilhoso se deixasse de ser plataforma político/econômica,   enganosa,  e se tornasse realidade; mas nada leva a crer que assim será, por todos os interesses políticos e econômicos, envolvidos. Agora mesmo, em pleno 2011,  temos uma absurda e desenfreada especulação nas principais commodities de alimentos (grãos), que já eram negociadas, sempre, por especuladores, no Mercado de Futuros. Só que agora, o grupo Goldman Sachs, através de seus “brilhantes” analistas concluiu a verdade maior “de que não há nada mais valioso que o pão nosso de cada dia” (tradução feita de parte do artigo ─ Cómo creó Goldman Sachs la crisis alimentaria ─ do site Rebelion.org.). Agora, o preço dos alimentos, principalmente,  irá à estratosfera e, não só aqui no Brasil. E adivinhe quem vem junto? Claro, a inflação e não por culpa do governo, pelo menos não no item ─ alimentação, aquele que mais pesa em nosso bolso. Por acaso você já tinha conhecimento dessa nova jogada do mercado internacional?  Se já tinha conhecimento, com certeza não foi por informação fornecida por alguma  das mídias mais influentes, do país.

Bem, pelo pouco que vimos, acima, pensar num possível salto quântico evolutivo, da mente humana,  a curto prazo, como meio de minimizar os aspectos desfavoráveis, chega a ser quase utópico;  mas para mim, pessoalmente, o pensamento abaixo traz, realmente, um significado de VIDA, independente de tudo e de qualquer coisa.
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".Eduardo Galeano
Encerrando, pensemos um pouco nessa preciosa resposta do I CHING; cada um de nós pode ter um insight diferente, a respeito.
Maria ─ Estrela Lunar Amarela
P.S.: caso algum erro seja encontrado, por favor, nos informe.

2 comentários: