quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PENSAR O NOVO - Post 3


19/01/1012

Post 3                                                                                                                                               

Nos 1º  post,  procuramos analisar a Condição Mental da Humanidade, hoje. No 2º,   a Condição do Próprio Sistema Capitalista/Neoliberal.

Neste, veremos a condição do  Sistema Vida do Planeta Terra.

3ª  Condição do próprio Sistema Vida do Planeta Terra

Esta é uma questão extremamente séria, a ser considerada, mesmo sendo isto feito, não de forma técnica e sim,  sob a ótica de quem, em seus quase 68 anos pode dimensionar até mesmo, com precisão, as alterações ambientais precocemente impostas, ao planeta.

Incrível se pensar que um planeta, com milhões de anos de existência, em aproximadamente 300 anos esteja praticamente “sucateado”, “nocauteado”, de forma mais acelerada e brutal, nos últimos 60 anos.

Contamos 300 anos, pois o grande início de tudo,  foi a Revolução Industrial; até sua implantação, a manufatura era praticamente local e artesanal. Uma única pessoa, se fosse o caso, abrangeria todas as etapas produtivas ─ obtenção do insumo, produção do bem exercendo, ainda, a etapa de comercialização ─  escambo ou venda, do mesmo.

Exaltamos os últimos 60 anos, como decisivos na quase total devastação do planeta, justamente pela implantação  nociva da globalização do capitalismo neoliberal.

O consumo diversificou-se em consumismo pernicioso, extremamente favorável ao sistema e a maximização do lucro, mas desastroso  ao nosso habitat comum  ─ GAIA.

Quando Adam Smith preconizou que o individualismo era útil para a sociedade,  pensava que a partir do momento que a pessoa procurasse seu próprio benefício poderia, mediante o êxito de seu empreendimento, beneficiar outros ─ que estariam atrelados a esse empreendimento, por laços trabalhistas ─  e a própria sociedade.

Entretanto, a ideia de individualismo, desenvolvida a partir de centenas de estudos sobre as predisposições do animal humano,  dinamizada pela máxima produtividade  de bens de consumo e divulgada/incentivada  ─ algumas vezes de forma quase subliminar ─ pelas mídias do próprio  sistema, foi o xeque mate para os recursos naturais, do planeta. Apesar desses recursos serem imensos, eles não são ilimitados.

 Muitos alertaram, para isso; tudo em vão.

Quando o dano se mostrou aos expertes, das grandes corporações que dominam o sistema, buscaram uma inversão mais agressiva, pelo lucro; surgiu a financeirização da economia, além da corrida por apropriações de grandes extensões de terra produtiva ─ caso mais específico, o que está acontecendo, na África ─ tendo em vista o que se avizinha,  em relação ao futuro alimentar, da humanidade, quando pretendem maximizar o lucro, ainda mais.

A Monsanto,  trata de fazer a sua parte, em relação a isso;  infelizmente.

As commodities agrícolas, já foram devidamente insufladas, em seus valores.

Os 7 bilhões de habitantes do planeta Terra, não têm ideia do drama que se desenrola, de forma acelerada, em nosso meio ambiente.

Alguns avisaram que a proliferação desmedida dos animais humanos poderia, em futuro breve, ocasionar sérios problemas; não tenho certeza se alguns desses visionários,  pagaram  com a própria vida em fogueiras  por terem, de certa forma, ousado ir contra o “Crescei e Multiplicai-vos”, imposto por religião instituída e alienante.

Entretanto, segundo estudos recentes o problema, em princípio, não estaria nos 7 bilhões de habitantes e sim, no absurdo volume de oferta, para poucos e, desvio de vários produtos agrícolas de sua legítima função ─ alimentar o animal humano.

A maior dificuldade que vemos,  na questão de difusão de informações das condições do Sistema Vida ─ Planeta Terra, é a quase total falta de conexão entre os animais humanos e,  Gaia.

A grande maioria de nós, animais humanos, ainda não percebeu ─ nem superficialmente ─ a importância vital, desse sistema; sua deterioração vertiginosa, imposta pelo sistema e alimentada por quase todos nos atinge, em cheio.

Conversando com um amigo ─  Fernando, fez ele menção ao fato de que as gerações mais novas, nascidas e criadas em grandes centros urbanos,de qualquer parte, do mundo,  não conseguem perceber, exatamente, o que seja a Natureza, em seu contexto maior. Não é culpa deles, diz, mas sim do desconhecimento prático do que seja a relação pessoa/natureza, vida/natureza. Fernando tem razão.  As pessoas mais jovens e mesmo os que já transitam na faixa dos 40 anos,  mas que nasceram, cresceram e vivem,  em meio ao concreto ─ prédios, ruas, carros, mercados, shoppings,  etc. , estão muito distantes de qualquer relação mais íntima, com o natural.

Some-se a isso, a total ausência de conceitos ecológicos mais profundos ausentes, até mesmo,  nos próprios currículos escolares das décadas passadas; isto está sendo feito apenas recentemente e, pelo que nos consta, já está mostrando seus frutos, nos mais pequeninos.

Toda a loucura, a demência do Sistema, contaminou o animal humano retirando, da grande maioria, qualquer condição de análise mais acurada, sobre a crítica, extremamente crítica situação do Sistema Vida ─ Planeta Terra.

Em 2011, postamos uma série de artigos sobre ─ Sistema Vida  Planeta Terra, disponíveis no arquivo deste blog.

Traremos para este, alguns pontos, pertinentes. Virão em itálico.

                                       PRODUÇÃO ─ CONSUMO ─ TAXA DE CRESCIMENTO (*)
Tripé do holocausto ecológico e humano 
nov/2009

Costumo conversar com jovens, faixa etária de 15 a 23 anos, sobre a problemática mundial ─ planetária ─ de esgotamento de recursos naturais, níveis de poluição ambiental e outros, correlatos. Nessas ocasiões, peço a eles que façam um pequeno exercício,  observando o local onde estão ─ casa, apto., faculdade, escritório etc., observando que tudo que compõe esses lugares ─ inclusive as próprias construções ─ tudo, absolutamente tudo saiu da Natureza do Planeta Terra. Não veio de Marte, de Júpiter ou de qualquer outro local do Espaço Cósmico; saiu tudo do Planeta Terra.

Peço a eles, ainda, que imaginem todas as construções ao redor; todas as construções daquele bairro, daquela cidade e alcem voo, imaginando todas as construções do Estado onde moram, do País, do Continente, de todo Planeta Terra, enfim. Desde as coisas mais visíveis até uma simples agulha, um simples palito de fósforo, tudo, absolutamente TUDO, saiu e sai da Natureza do Planeta Terra, inclusive o que  eles estão vestindo,calçando, usando como adorno; seus celulares, o sabonete com que tomaram banho antes de sair de casa, perfumes nada, absolutamente nada deixou de  “lesar” a natureza quando seus materiais constituintes foram extraídos, causando danos e desgastes inclusive durante etapa de beneficiamento/produção, pelo consumo necessário de energia do sistema produtivo.

Costumo começar os papos com mais ou menos o que consta acima, porque é  fácil perceber que os jovens, por estarem já “embutidos” nesse tipo de cenário, não conseguem perceber a razão em se falar tanto nas precárias condições do Planeta, como um todo.  É difícil para eles processar, com exatidão, o que isso tudo significa; eles vivenciam esta época, esta realidade que lhes foi brutalmente imposta pelos irresponsáveis que hoje, na condição de 3ª idade, se arrogam ─ a grande maioria deles ─, de terem participado dessas mudanças radicais, em termos de evolução da sociedade humana. Realmente tivemos um avanço incrível, mais especificamente após 2ª guerra  mundial ─ por essa razão enfoco os da 3ª idade ─; foi algo vertiginosamente grande e rápido,  impensável até para os mais chegados  ao futurismo. O estranho de tudo é que ninguém, com poder de decisão, pensou nas gerações que viriam; aliás, hoje, ainda hoje, os próprios responsáveis diretos pelas crianças que serão os adultos de amanhã, parecem estar estranhamente fora de foco, fora da realidade do que é possível vir, não para o próximo século, e sim, para este século e antes mesmo da metade dele.  A “ficha” ainda não caiu para a grande maioria das pessoas; continuam a viver como se suas “caixinhas de vida” não fizessem parte de toda a Natureza, de todo Planeta, do Universo.

A “ficha” ainda não caiu, realmente.

Por um lado, alguns consideram isso, favorável; prá que saber se não há previsão de conserto?

Pensando assim, descartam totalmente qualquer possibilidade de reversão do processo de deterioração.  Para que uma possível reversão ocorra, faz-se necessário conhecer em que ponto as coisas estão; a grande maioria, não quer fazê-lo.

Vamos trazer mais alguns parágrafos, desta vez do 5º e último post da série Sistema Vida ─ Planeta Terra.
“...
Esses dois livros ─ Ponto de Mutação e Gaia ─ Cura para um planeta doente,  têm os principais fundamentos para um salto de consciência, do animal humano.

Após quase 30 anos do lançamento (em 1982),  do Ponto de Mutação de Capra, estamos assistindo o quase colapso do sistema econômico/financeiro, mundial; estamos assistindo mais ─ os 99% dos que sustentam a ganância e insensatez de apenas 1% dos “comandantes” do sistema, estão sendo representados pelas praças e ruas, dos grandes centros de vários países, do mundo, por Indignados que clamam por uma mudança drástica, no status quo.

Após vinte anos do lançamento de Gaia ─ Cura para um planeta doente (1991) de Lovelock, centenas de declarações científicas comprovam o nível altamente crítico, da natureza do Planeta Terra; os alertas só não são divulgados, de forma consistente,  pelo poderoso sistema mídia,  porque sua dependência do sistema econômico/financeiro, não o permite.

Se, como humanidade, tivéssemos tido uma visão mais acurada, de um futuro bem próximo ─ este que estamos vivenciando ─ talvez tivesse havido tempo para as grandes e necessárias,  mudanças.

Tudo se afunilou, neste presente.

Terminando, reiteramos que o atual sistema capitalista, vigente,  é totalmente incompatível com a possível continuidade da espécie humana, assim como o é,  a passividade dos animais humanos  perante seu próprio destino, como espécie.

(*)  Extraído de um longo artigo escrito em 2009, do qual tiramos cópias, enviamos a vários pontos, além de espalhar cópias, em pontos específicos, de Curitiba. Nele,  pedíamos que se fosse considerado válido, nos ajudassem tirando cópias e distribuindo.  Em sequência, tornou-se o 1º post da série ─ Sistema Vida ─ Planeta Terra. 

Maria ─ Estrela Lunar Amarela
qualquer erro, por favor, nos informe.

Livros disponibilizados para download
─ EgoCiência e SerCiência ─ Ensaios
─ EgoCiência e SerCiência ─ Em busca de conexões quânticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário