sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Processo Evolutivo



 Recebi a visita, no final da semana que passou,  de um grande amigo; há mais de 2 meses que não nos víamos pois estou em  LDA, desde final de maio.
Somos amigos há 25 anos; quando o conheci, ele tinha 16 anos e eu, 43. Desde então, nossa amizade persiste e com ela,  nossa incorrigível vontade de evoluir mental e espiritualmente ─ e, se possível, compartilhar cada passo,cada degrau, com outras tantas pessoas.

EVOLUÇÃO: Processo gradativo de mudança; desenvolvimento, progresso, transformação.


 
 
 
Normalmente,  o processo evolutivo é visto como  Ascensão, tal qual subir, degrau por degrau, uma escada.
Nem sempre a coisa é tão fácil quanto possa parecer; subimos 2/3/4 degraus e, de repente,  estancamos  ─ por cansaço, por descrença, etc.  ─ ou nos vemos, de novo, no primeiro degrau.

Curiosamente, o processo evolutivo se assemelha a imagem acima postada; degraus largos, em princípio, dando a entender,talvez,  que várias pessoas fazem a escalada, juntas; quanto mais uma pessoa sobe, quanto mais os degraus se afunilam,  muitas outras pessoas vão ficando, pelo caminho; ou talvez, essas pessoas não fiquem no caminho; talvez seja esse o número de degraus que elas têm que galgar, para alcançar desenvolvimento maior; não precisam chegar até o último degrau.

Também podemos tentar analogia diferente ─ a parte mais larga, do início da escada, pode representar a quantidade enorme de conceitos, preconceitos, etc. ,  inerentes ao “tamanho” do Ente Quântico ─ Ego, de cada um de nós; dessa forma, o afunilamento dos degraus, na parte mais alta, pode significar o despojo de todo o supérfluo “grudado” em nós, quando do início da caminhada ascensional.
Nesse nosso encontro, tivemos um “desencontro” de opinião bastante salutar como, aliás, ocorre com amigos verdadeiros. Acontece que ele considerou ─ mediante inúmeras constatações ─ que a maioria das pessoas precisa ser ─ direcionada.

Ele sabia que ia mexer  comigo, ao dizer isso, pois sabe muito bem o que penso;   direcionar, na maioria das vezes é sinônimo de manipular; essa é a grande arma dos sistemas midiáticos  ─ “direcionam” as mentes desprevenidas, para o que querem.
O debate foi acalorado; ambos defendendo seus pontos de vista de forma, contundente.

Após ouvir todas as suas argumentações, precisei concordar com ele; se ele não direcionasse, se ele não utilizasse da PNL, inclusive,  realmente não alcançaria um objetivo que visava favorecer inúmeros jovens que, de uma forma ou de outra, dependem de projetos educacionais, desenvolvidos por esse meu amigo.

A luta de meu amigo, por um sistema educacional totalmente diferente, do que temos,  é antiga; exige dele imensa paciência e determinação justamente pela relutância, da maioria de seus pares,  na aceitação do novo; pela “incapacidade” de profissionais em ampliar horizontes, em conhecer e fazer uso do holismo; a grande maioria prefere o comodismo de trabalhar apenas com sua “caixinha”  e o pior, sem pensar se essa “caixinha”  não deveria ser aberta, ampliada para dar conta de novos e importantes  paradigmas de suas áreas, específicas.
Quem perde com esse status quo educacional são os jovens; há um descompasso gigantesco entre o que eles vivenciam e o que lhes é “ensinado” através de uma didática obtusa, mofada, ultrapassada.

Precisei ainda, nesse mesmo papo, considerar que mesmo tentando, de todas as formas, alcançar um grande espectro da Visão e Pensamento Holísticos, algumas coisas ainda representam certa dificuldade de aceitação como, por exemplo,  o direcionamento do pensamento alheio, mesmo tendo absoluta certeza de que não são muitos os que  pensam,  por si mesmos.
Pensar por si mesmo não quer dizer desconsiderar o pensamento alheio, seja dos mais próximos de nós, seja de grandes pensadores; pensar por si mesmo é, em meu entendimento, analisar os prós e os contras de cada ideia, de cada pensamento, de cada teoria e alavancar o próprio pensamento  ou seja,  “extrair”,  do que já existe, a essência que melhor se encaixe com nossa forma “particular” de pensar.

Pensar, por si mesmo é, em minha forma de entender, uma das mais importantes características que o animal humano poderia desenvolver e que faria com que a EVOLUÇÃO  ─ citada no início deste ─, pudesse ocorrer de forma mais, verdadeira;  não há EVOLUÇÃO, através do outro; evoluímos solitariamente e a “soma” de todos que evoluem vai determinar, com certeza,  o grau evolutivo do próprio animal humano, como espécie.

 Maria-Estrela Lunar Amarela
─ qualquer erro, por favor, nos informe.

Livros disponibilizados para download:

EgoCiência e SerCiência ─ Ensaios
http://pt.scribd.com/doc/66202227/egociencia-livro01-110417160819-phpapp02

EgoCiência e SerCiência ─ Em busca de conexões quânticas
http://pt.scribd.com/doc/77816149/egociencia-livro02-02

EgoCiência e SerCiência vs. Algumas questões humanas
http://www.slideshare.net/professorazeitona/ego-cincia-e-sercincia-versus-proposta-do-sagrado

 

 

 

Um comentário:

  1. O comentário é meu mesmo; não estou conseguindo enviar, por e-mail, o blog. Tem algo estranho acontecendo; alguém pode me dizer como resolver isso?

    ResponderExcluir