domingo, 30 de dezembro de 2012

RESSIGNIFICAR


 

RESSIGNIFICAR  

Com certeza, esse verbo existe, independentemente de não tê-lo encontrado em nenhum dos dicionários,  mais conhecidos.
Já a palavra ressignificação, de largo uso em PNL e também na psicologia começa a ser introduzida, há algum tempo,  em um ou outro artigo, que tenho lido.

Comecei a prestar mais atenção no “significado” de ressignificar;  me apaixonei pelo contexto de sua aplicação e,  pela incrível oportunidade de criação de novas sinapses a cada “exercício” de ressignificação.
Não diria que é exclusividade do animal humano atribuir significado; somos, entretanto, os representantes do reino animal que podem pensar sobre o significado para nós, para a sociedade, de coisas, palavras, pensamentos, símbolos, teorias,  etc., etc., etc..

Sem entrarmos em análises mais profundas sobre significante e significado, justamente pela falta de mais conhecimento, de minha parte, simplifico dizendo que sob minha ótica, tudo que vemos, ouvimos, percebemos é um significante.
Agora mesmo, enquanto escrevo, um pequeno pássaro pousou no portão da garagem. Ele é um significante; seu significado, mais comum, é sua própria categoria animal ave mais especificamente, um pássaro. Particularmente, entretanto, seu significado mais profundo, para mim, é Liberdade! Ao ver um pássaro, não penso nele, como tal e sim, como um Ser Livre que pode ir e vir, a hora que bem quiser, sendo regido apenas pelo instinto.

Como significamos o que nos rodeia? 
Essa pergunta não é minha, por essa razão o itálico; pertence a alguém que não sei dizer, quem.

A maioria dos significados nos foi “imposta”, de uma forma ou de outra; recebemos, desde infância ou até antes um “pacote” de significados que adotamos sem, praticamente, nenhum questionamento.

Animais humanos muito, muito anteriores a nós criaram palavras para designar coisas imprimindo, nessa própria designação, o significado de tais coisas.
Nós, animais humanos, durante gerações e gerações utilizamos desses significados, incorporando-os em nosso próprio campo mental.

Entretanto, creio que a pergunta feita, parágrafos acima, poderia nos levar a pensar que, independentemente dos significados já existentes nós, animais humanos mesmo sem intenção de fazê-lo ressignificamos vários deles.
É interessante o exercício do pensamento em ressignificar; para a maioria de nós, tudo parece tão certo, tão bem designado/significado. Com o passar do tempo, entretanto, vamos observando a série imensa de “armadilhas” mentais/emocionais de muitos significados “adotados”, por nós.

E aí está o interessante da questão somos nós, individual e solitariamente,  que deveríamos pensar sobre ressignificação; ressignificação  de nós mesmos, do sentido/significado  que damos a tudo que nos rodeia , à própria vida, natureza, planeta pois estes, de forma muito especial, alteram seus próprios significados através de término e princípio de inúmeros ciclos, como os mais recentes, por exemplo.
Ressignificar, em última instância, pode ser um importante exercício de Percepção, Imaginação e Inovação.

Por pensar assim é que deixo, no final deste, sugestão de vídeo que traz uma das mais lindas e ressignificativas, canções.
http://www.youtube.com/watch?v=RbJq2rshQJ8&list=PL1B68457EEA4125D3

Maria Estrela Lunar Amarela

algum erro detectado, por favor, nos informe.
Livros disponibilizados para download:

EgoCiência e SerCiência Ensaios
http://pt.scribd.com/doc/66202227/egociencia-livro01-110417160819-phpapp02

EgoCiência e SerCiência Em busca de conexões quânticas
http://pt.scribd.com/doc/77816149/egociencia-livro02-02

EgoCiência e SerCiência versus Algumas questões humanas
http://pt.scribd.com/doc/90894043/EgoCiencia-e-SerCiencia-versus-Algumas-questoes-humanas

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário