sexta-feira, 28 de março de 2014

I CHIG e 2014 - Brasil/Mundo



No dia 20 ─ quinta-feira passada, pedi permissão ao I CHING para consultá-lo a respeito do Brasil e do Mundo, neste ano de 2014.

Antes de entrarmos nas respostas dadas pelo I CHING às questões citadas acima, creio interessante esclarecer alguns poucos pontos a respeito do próprio livro, isto em atenção a quem possa não ter muito conhecimento, sobre.

Vamos pegar, para isso, alguns parágrafos do Prefácio à Edição Brasileira da tradução mais conhecida no ocidente que é a de Richard Wilhelm.

O que hoje conhecemos com o nome de I Ching, o Livro das Mutações, surgiu no período anterior à dinastia Chou (1150-249 a.C), com figuras lineares, compostas de linhas inteiras e linhas interrompidas, superpostas em conjuntos de três e seis linhas, chamados “Kua” (signo).

Somente em 1882, os “kua” receberam a denominação de “trigrama e hexagrama” para determinar, respectivamente, a formação de 3 e 6 linhas.

Nesse mesmo prefácio, a que nos referimos acima, em itálico, temos algumas ponderações sobre o uso do livro, como oráculo. Vejamos alguns parágrafos, dessa parte.

Sobre o uso oracular do Livro das Mutações

O Livro das Mutações tem sido utilizado como oráculo desde a Antigüidade.

...

O I CHING não é apenas (nem primordialmente ) um oráculo. Ele é também um oráculo. E essa sua faceta é, inclusive, quase irrelevante se confrontada com a riqueza da sabedoria contida nos Kua.

...

A formulação da pergunta tem um papel decisivo no êxito ou fracasso da consulta (no sentido da compreensão ou não da resposta obtida). O Oráculo , segundo a tradição chinesa, nunca falha. Suas respostas são sempre claras e precisas; porém o nosso entendimento é, muitas vezes, turvo e confuso. ...Todas as barreiras e obstáculos à compreensão da resposta estão em nós e não no oráculo.

O que colocamos acima, teve a intenção primária de sinalizar a antiquidade do I CHING, bem como esclarecer, em parte, seu uso como oráculo.

Particularmente, só consultei-o, antes desta, apenas 3 vezes, isto, desde a época em que entrei em contato com ele ─ maio de 1989 ─ duas delas relacionadas ao livro EgoCiência e SerCiência ─ Ensaios e outra, a uma amiga, em questão extremamente séria, de sua vida, que ultrapassava o puramente pessol.

O I CHING, como oráculo, não é para banalidades; só deve ser consultado sobre assuntos que estão além do corriqueiro, do banal.

Posto isso, vamos ao medular, deste.

A primeira pergunta feita, nessa consulta foi:

I CHING, o que está previsto para o Brasil, em 2014?

A resposta veio em 2 hexagramas; o 1º indicou a necessidade ─ pela existência de uma linha negativa móvel, em sua formação ─  de complementação através do 2º hexagrama, indicado por essa linha.

Bem, fiquei 3 dias na dúvida entre compartilhar as informações ou mantê-las, apenas comigo. Tão grande foi a dúvida que precisei consultar, mais uma vez, o I CHING para interpretar sua resposta, sobre essa dúvida particular, justamente pela delicada informação recebida.

O hexagrama que veio, não deixou dúvidas; estava certa, em razão de minha intuição, na dúvida sentida.

Há certas coisas que, se colocadas a público, podem causar interpretações totalmente errôneas, tendenciosas, perigosas;  com certeza, seria esse o caso.

A única coisa que posso dizer é que estamos em um período bastante instável, perigoso mesmo, da vida pública; foi salientado que apenas um sábio, dentro da esfera pública/política, poderia se adiantar ao problema futuro, tomando atitudes corretas. Como não temos sábios, quase em nem uma área, muito menos na esfera pública/política, só sobrou o alerta para MÁXIMA CAUTELA, em relação aos acontecimentos de 2014.

A 2º pergunta feita, nessa consulta foi: I CHING, o que está previsto para o Mundo, em 2014?

O hexagrama que saiu, após as jogadas, foi o de número ─ 12.PI/ESTAGNAÇÃO

Colocarei todos os pontos que são pedidos, para análise/compreensão da resposta; virá tudo em itálico.

Este hexagrama é o oposto do precedente. O céu está acima, retirando-se cada vez mais, enquanto a terra abaixo mergulha nas profundezas. Os poderes criadores estão dissociados. É a época da estagnação e do declínio.

JULGAMENTO

ESTAGNAÇÃO. Homens maus não favorecem a perseverança do homem superior. O grande parte, o pequeno fica.

Céu e terra estão dissociados, e todas as coisa tornam-se entorpecidas. O que está acima não se relaciona com o que está abaixo e na terra prevalece a confusão e a desordem. O poder da escuridão está no interior e o poder da luz, no exterior. A fraqueza está no interior, a rigidez, no exterior. Os inferiores estão no interior, os homens superiores estão no exterior. O caminho dos homens inferiores está em ascensão, o caminho dos homens superiores, em declínio. Porém os homens superiores não se deixam afastar de seus princípios. Mesmo quando não podem exercer influência, permanecem leais a seus princípios e retiram-se para a reclusão.

IMAGEM

Céu e terra não se unem: a imagem da ESTAGNAÇÃO.

Assim o homem superior recolhe-se a seu valor interno de modo a evitar dificuldades.

Ele não permite que o honrem com recompensas.

Quando em virtude das influências de homens inferiores prevalece uma desconfiança mútua na vida pública, torna-se impossível uma atividade frutífera, porque os fundamentos estão errados. Assim sendo, o homem superior sabe como deve agir em tais circunstâncias. Ele não se deixa seduzir pelas fascinantes ofertas para participar de atividades públicas, pois com isso iria apenas se expor ao perigo, já que não poderia concordar com as vilezas dos outros. Ele, portanto, oculta seu valor, retirando-se a reclusão.

Não vejo necessidade de qualquer comentário adicional; o I CHING disse tudo, sem rodeios, da realidade vivenciada, pelo mundo.

Como o próprio I CHING deixa mais que claro, estamos sempre em constante mutação; nada, absolutamente nada deixa de seguir essa ordem da própria Natureza, do próprio Universo; tudo muda, se transforma, minuto a minuto.

O que se detecta, numa consulta oracular, é o exato momento que está vigorando a realidade doTodo, da pergunta.

Segundo a Física Quântica, em todos os momentos existem possibilidades quânticas, superpostas; uma delas pode tornar-se “real” sob esta ou aquela razão;  entretanto, as outras possibilidades continuam no aguardo de algo que as faça emergir da possibilidade para a “realidade”. O I CHING, de certa forma, chama atenção para isso.

As previsões para o Brasil e para o Mundo, obtidas através de consulta, apesar de ter a absoluta clareza do momento atual em sua resposta ─ algo que aqueles que conhecem mais a fundo o I CHING sabem ser de total o índice de acerto ─ mesmo assim, algo pode ocorrer e simplesmente alterar parcial ou totalmente,  aquela realidade percebida, naquele exato momento.  No I CHING, até isso está, digamos assim, contemplado; quando um hexagrama dado em resultado do jogo, conduz a outro ─ complementar ─  quase sempre é sinal de existência  de possibilidades complementares ou mudanças radicais, em sendo tomadas decisões corretas; em relação ao Mundo, isso não ocorreu, o que não nos surpreende, nem um pouco.

Não pude, por motivo de força maior, cumprir com a intenção, comentada por mim, no facebook, de postar ─ na íntegra ─ em blog, o resultado da consulta.

 

Maria-Estrela Lunar Amarela

 

Algum erro detectado, por favor, nos informe.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário