sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FOTOATIVISMO


                           18/11/2011

Tomamos conhecimento, através de um artigo do site Rebelion.org, de um movimento, relativamente novo ─ Fotoativismo.

Esse movimento pretende mostrar, através de fotos, vários aspectos problemáticos, da atualidade,  que passam “despercebidos” pelos grandes sistemas midiáticos.

De há muito, sabe-se ─ uma imagem vale mais que mil palavras. Essas fotos que estão sendo divulgados em sites (que ao final deste informaremos),  são reais;  não sofrem manipulação de imagem e, praticamente não precisam de palavras; elas falam por aquilo que retratam.

Uma imagem tem a estranha força de, ao ser vista, instantaneamente ser “arquivada”  na estrutura quântica mental, do animal humano; é muito difícil “deletá-la”, seja ela uma imagem  colorida, alegre ou inversa.

Como, infelizmente, nos desacostumamos a ler e pensar a respeito do que foi lido,  uma imagem ou uma foto, como é o caso, por fixar-se em nós, por muito mais tempo, nos impele a pensar, a refletir no que foi exposto, através dela.

Como fica evidente, pelo próprio nome, o Fotoativismo pretende mostrar inúmeros aspectos da realidade atual,  buscando possíveis mudanças para fatos/situações criadas pelo próprio sistema dominante, esse mesmo que oferece, minuto a minuto, válvulas de escape ao pensamento  para que análise e crítica, sejam marginalizadas, expurgadas isto,  como estratégia de manutenção de seu próprio status quo.

Só que o sistema é muito mais perspicaz do que qualquer um de nós; ele sabe que o status quo, dele, interessa e muito,  ao nosso próprio; dessa forma, nossa total alienação ao que realmente esta ocorrendo com a humanidade e com o planeta, é apenas reflexo da própria alienação e descaso, do próprio sistema e permite que ele continue agindo, sem maiores riscos de questionamentos.

A diferença,  creio, é que nós nos negamos a ver; é algo, quase instintivo, querer fugir da realidade, de diversas formas ─ religião, drogas,tranquilizantes, antidepressivos,  gurus, shoppings etc.; já o sistema, apenas olha para os gráficos e estatísticas que informam como estão suas “movimentações” para chegar ao xeque-mate de alguma empresa, de algum país, de algum governo, de algum território observando, ainda, como estão se comportando os lucros das corporações que dominam, totalmente, o sistema.  Tudo o mais, não interessa ao sistema.

Sabe, uma das questões referentes à Nova Era,  que esta para chegar, é de nos sintonizarmos, cada vez mais, com aspectos luminosos e, nos afastarmos de tudo que possa nos causar oscilações energéticas, desfavoráveis.Entretanto, em nosso caso específico, ficamos bastante divididos quanto a “ignorar” aspectos desfavoráveis que abundam, pelo mundo ─ fome, desemprego, instabilidade mundial, transgênicos e seus efeitos danosos; irresponsabilidade do sistema ─ causando profundas mazelas humanas ─, jogando a responsabilidade, para a sociedade, do “pagamento” de dívidas não contraídas por ela e,  outras tantas questões, não menos importantes que as citadas.

A Nova Era a que nos  referimos, acima, traz embutido o pensamento de que haverá uma transformação, para melhor, do mental humano; deveremos assistir, paulatinamente, a uma mudança de valores, a uma transformação da sociedade humana.

Nós acreditamos, nisso!

Entretanto, mesmo tendo certeza da existência de forças muito maiores, de energias altamente modificadoras que atuam, quase imperceptivelmente, ainda somos partidários da ideia de que:

Transformar o mundo exige a conscientização da realidade e do que, nessa realidade constatada, necessita ser mudado, através de ação.

O caminho para a conscientização, acreditamos,  é exatamente conhecer, saber, analisar as questões, em suas diversificadas facetas; isso exige trabalho mas é imperativo,  fazê-lo. Além do mais, contamos hoje com inúmeras facilidades de busca de informação, de troca de opiniões, de criação de movimentos; tudo isso é válido e auxilia a concretização dos sonhos de uma era mais luminosa, mais bem fundamentada em valores como ─ respeito, solidariedade, compartilhamento, afetividade e ecocidadania.

Precisamos aproveitar, ao máximo, o que temos hoje, disponível; é de grande valor na difusão de novas ideias. Tão importante é, que através de alerta do site Caparazon,  Dolors Reig, sua  principal articuladora, comenta sobre um projeto de nova regulamentação da Rede que tramita,  aceleradamente,  no congresso americano.

O artigo ─ Facebook, Google, Linkedin, Twitter, Yahoo, Mozila, Zynga unidos contra la última  amenaza a la Web Social ─ pode ser lido, na íntegra, no site abaixo.


Maria ─ Estrela Lunar Amarela
─ qualquer erro, por favor, nos informe.

Sites direcionados ao  Fotoativismo:

Série Kenya e Somália

Nenhum comentário:

Postar um comentário