sábado, 5 de novembro de 2011

SISTEMA VIDA ─ PLANETA TERRA - Post 6


05/11/2011

POST 6
Terminamos de ler o excelente livro de James Lovelock ─ Gaia/Cura para um planeta doente ─ cuja 1ª  edição data de 1991.

A primeira ideia que nos veio, à mente, é que esse livro deveria ter sido adotado como âncora, para todas as demais disciplinas, nos dois últimos períodos do ensino fundamental, desde sua publicação.

O que queremos dizer, com isso?

Queremos dizer que esse livro de Lovelock implica, praticamente, num conhecimento holístico do próprio Sistema Vida ─ Planeta Terra. Como tal, abrange o campo científico (física,química, biologia, bioquímica etc), a matemática, geografia, história, estatística, geologia, política  além, é claro, do português, justamente  como fonte de inúmeros temas para redação. Sua adoção como principal livro didático,  poderia fazer com que cada professor, adaptasse sua matéria ao conteúdo, do mesmo, permitindo um link de sua matéria, com todas as demais. Se o  ganho em conhecimento seria extraordinário, maior ainda seria a conscientização do que realmente é, o Sistema Vida ─ Planeta Terra.

Nós, realmente, não temos ideia do que seja a magnífica teia que interligada todos os fatores que permitem  Vida, neste maravilhoso  ─ Planeta Azul.

Talvez, agora, fosse o momento de se fazer workshops abrangendo toda a temática, do livro de Lovelock. Creio que a receptividade seria grande e, maior ainda, os resultados favoráveis.
Quando, em 1986 tomamos conhecimento do livro de Fritjof Capra ─ O ponto de Mutação ─, fizemos um pequeno projeto e enviamos ao Ministério da Educação, propondo que ele fosse adotado em todas as faculdades, como instrumento complementar de todas as disciplinas, de cada curso, justamente por considerá-lo altamente favorável a uma mudança de paradigma ─ como o próprio Capra declarava ─, do sistema vigente, altamente desfavorável e predador.

Esses dois livros ─ Ponto de Mutação e Gaia ─ Cura para um planeta doente têm os principais fundamentos para um salto de consciência, do animal humano.

Após quase 30 anos do lançamento (em 1982),  do Ponto de Mutação de Capra, estamos assistindo o quase colapso do sistema econômico/financeiro, mundial; estamos assistindo mais ─ os 99% dos que sustentam a ganância e insensatez de apenas 1% dos “comandantes” do sistema, estão sendo representados pelas praças e ruas, dos grandes centros de vários países, do mundo, por Indignados que clamam por uma mudança drástica, no status quo.

Após vinte anos do lançamento de Gaia ─ Cura para um planeta doente (1991) de Lovelock, centenas de declarações científicas comprovam o nível altamente crítico, da natureza do Planeta Terra; os alertas só não são divulgados, de forma consistente,  pelo poderoso sistema mídia,  porque sua dependência do sistema econômico/financeiro, não o permite.

Se, como humanidade, tivéssemos tido uma visão mais acurada, de um futuro bem próximo ─ este que estamos vivenciando ─ talvez tivesse havido tempo para as grandes e necessárias,  mudanças.

Tudo se afunilou, neste presente.

O caos do sistema dominante cria nuvens pesadas, de incertezas;  o precário estado de saúde do Sistema Vida, de  Gaia, nos preocupa muito; Gaia está totalmente vulnerável e os tratamentos, que existem, demandam mais tempo do que o previsto e possível,  para uma reversão benéfica.

Para complicar, um pouco mais, a grande maioria dos animais humanos prefere não se dar conta da realidade; agindo dessa forma, não conseguimos despertar, em nós, Luz suficiente para clarear pensamentos de mudança.

Desconhecendo causas, não se pode pensar em soluções.

Assim,  alguns têm que ficar batendo na mesma tecla, várias e várias vezes, mesmo que sejam considerados “chatos”, repetitivos e até, desagradáveis por tentarem trazer informações que, de uma forma ou de outra, podem abrir horizontes de maior responsabilidade e ação,  em cada animal humano, mesmo que essas informações não sejam agradáveis, divertidas, alegres.

Mas, é hora de esperança, SIM!

Mas, é hora também,  de procurar saber para poder tomar decisões conscientes.

Deixamos, abaixo, sugestão de um vídeo maravilhoso, que consideramos muito importante ver e, principalmente, sentir. Vejam, por favor!  Vocês não vão se arrepender,  temos certeza.

15 DE OCTUBRE WORLD REVOLUTION

Interesante vision espiritual, El cambio se acerca.



Maria ─ Estrela Lunar Amarela
─ algum erro detectado, por favor,  nos informe.

Livros disponibilizados para download ─ EgoCiência e SerCiência – Ensaios e EgoCiência e Serciência ─ Em busca de conexões quânticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário