quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PENSAR O NOVO - Post 6





10/02/2012

Estepost encerra a Parte 2 de Pensar o Novo,que teve início no post 4 com ─ Hácondições de mudança?

Nopost 5 vimos:  A possível mudança será natural ou imposta pela próprianatureza?

Neste,  veremos o 3º e último tópico.

Entretanto,antes de vê-lo, gostaríamos de esclarecer que essa série de PENSAR O NOVO, encerrada neste Post 6,  é mais um fruto de nossa indomável eindestrutível vontade de ver o animal humano unido em um Objetivo Maior, umobjetivo que ultrapasse e vença egos demasiadamente centrados, em si mesmos; éfruto do anseio de um pleno desenvolvimento mental/espiritual, único caminho possível, a nosso ver, devencermos todos os obstáculos impostos à continuidade de vida do SISTEMA VIDA ─PLANETA TERRA.

3º  As bases fundamentais, para tal mudança,existem ou ainda terão de ser implementadas?

Antesde mais nada, é preciso pensar em que consiste ─ bases fundamentais.

Sobnossa ótica, as bases fundamentais, para possíveis mudanças na estrutura dosistema capitalista/neoliberal, são:

soluções locais, baseadas emprojetos que visem o cooperativismo, em diversas instâncias; teremos que nosvoltar  para o micro ─ grupos locais deinteração social;  ativismo social nosmunicípios e, adesão aos movimentos sociais do Estado.  Isto trará condições de interação com osgrandes movimentos sociais, do País, fortalecendo-os;

─  conhecimentoe adesão, do maior número de cidadãos, ao que for proposto, naquilo quehoje está se tornando um forte instrumento de participação social, em algunspaíses da América do Sul ─ entre eles o Brasil que, através do governo de LuisInácio Lula da Silva, implantou-o, em 2003 ─, que é o CDES ─ Conselho deDesenvolvimento Econômico Social; é preciso conhecê-lo e cobrar suadivulgação;

fortalecimento de ações que demandemunião entre estados e municípios, do país, visando ação conjunta, sem demandasdesnecessárias entre eles demandas essas, sempre fomentadas por questõespolíticas; picuinhas políticas precisarão ser abandonadas em favor de umprojeto maior, para o País, sociedade, Natureza e Planeta;

uma ampla reorganização do sistemapolítico, reorganização essa, baseada em princípios sistêmicos e não mais,corporativos, naquilo que une a poucos, por interesses partidários/pessoais; isso precisa ser cobrado urgentemente,exigindo, por exemplo,  que se cumpra oque foi denominado de Ficha Limpa que não vigorou, naseleições de 2010.  Para saber mais sobreReforma Política, acessar:  http://www.reformapolitica.org.br/

absoluta transparência das açõesgovernamentais, em todas as esferas;

profunda interação ─ governo esociedade;

percepção, de cada cidadão, daimportância de forte envolvimento com as questões políticas, do País, criandohábito de, a cada eleição, analisar profundamente as tendências mais marcantesdos candidatos, suas ações em outras legislaturas, quando for o caso; procuraracompanhar o comportamento sócio/político dos que estão nas câmaras municipais,estaduais; acompanhar comportamento dos governos municipais (prefeitos),estaduais, bem como do Congresso Nacional (Câmara e Senado), além, éclaro,  da Presidência da República. Éimportante ao cidadão perceber que não deve e não pode confiar, pura esimplesmente, nos “informes” das mídias neoliberais; elas são profundamenteparciais e ligadas única e exclusivamente àqueles que representam, de formamais contundente, os interesses do sistema capitalista em total detrimento, dosocial.

Aintromissão dos grandes grupos financeiros no setor político mundial,  está tentando o afastamento dos governosinstituídos, de qualquer ligação maior com a sociedade; qualquer governo detendência mais  humana/social, está sendopenalizado e imprensado pela força, quase indestrutível, desse setorcorporativo. Daí a importância do envolvimento maior, dos  cidadãos com a política, em seus município,estados e País, pois isso fortalecerá o sistema democrático não permitindo queseja cooptado, de forma irremediável, por essa nova onda de dominação;

adoção de uma política educacionalque implemente disciplinas que contemplem profunda análise da sociedade, dosistema econômico, das questões ecológicas, das ideologias político/sociais esuas consequências para o social, para o ecológico e para o próprio pensamentohumano; sem lançar mão de uma nova visão educacional que atualize a mofadaconceituação de conhecimento dentro de grades curriculares, de ensino,continuaremos com a decadente estrutura educacional ─  principalmente do ensino público ─  a causar enorme defasagem cultural eobsolescência da criatividade, da potencialidade de milhares de jovens;

reavaliação do que se denomina ─Crescimento Econômico, em função de perspectivas futuras de escassez derecursos naturais;

regulamentação do sistema midiático,impondo-lhe alto grau deresponsabilidade à sua liberdade;

um comprometimento maior dosdenominados mais ricos, com seu entorno mais imediato, financiando projetoslocais que representem alternativas viáveis ao sistema produtivo, ora vigente,principalmente em termos de agricultura familiar, a ser incentivada e muito, emtodos os municípios, do País. A questão alimentar será, em futuro muito breve,a principal questão social a ser enfrentada; nada melhor do que pensarmos emmilhares de pequenas estruturas cooperativas de produção agrícola.

Aoolharmos aquilo que denominamos de ─ Bases Fundamentais, para uma mudançasaudável do sistema capitalista/neoliberal ─ hoje com vestimentas próprias dafinanceirização da economia, da política ─ verificamos que muito pouco estásendo implementado e apenas em poucos recantos, do mundo. Para sermos maisprecisos, alguns países da América do Sul começam a olhar de forma diferenciadapara o Cooperativismo e para a participação social, através dos Conselhos deDesenvolvimento Econômico e Social, estes últimos sendo inclusive analisados,  em termos de uma unidade de ação, dentro daAmérica do Sul.

AComunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos ─ CELAC, formalmenteconstituída em dezembro de 2011, é uma grande promessa de mudança deparadigmas. Sua efetiva consolidação, como novo padrão de análise eparticipação social demandará, para seu sucesso, uma rigorosa análise, umprofundo “inventário” das consequências predadoras que o atual sistemadominante infligiu,  com sua dinâmicacapitalista/neoliberal, em quase todos os quadrantes, do mundo.

Feitoisso ─ caso ainda não o tenha sido ─, com naturalidade e certeza, virão oscaminhos a serem trilhados, com propostas de algo novo, factível e unificante.

Nossaúnica preocupação é como tornar isso público, para todos os cidadãos dos paísesenvolvidos; não haverá, em hipótesealguma, colaboração do sistema mídia dominado pelo sistemacapitalista/neoliberal; ao contrário, farão de tudo para denegrir esse macroprojeto que precisará ser  de ─ domíniopúblico,  para alcançar osucesso,  previsto.

Tirandoessas duas bases fundamentais ─  Conselhos de Desenvolvimento Econômico eSocial e a CELAC -, que ainda incipientes se mostram, é verdade, mas emconstrução, o restante todo precisará ser ─ implementado e, com urgência.

Asdificuldades para tal mudança, são tão grandiosas que mesmo com a máximaadrenalina da esperança, ainda recrudesce─ um pouco ─ ânimo, para tal, tendo em vista, ainda, a urgência demudanças.

O individualismoexacerbado, do animal humano, incentivado e explorado ao máximo, pelo sistemavigente é, em nossa opinião, a maior dificuldade na implantação do novo.

Ahumanidade, quase em totalidade, foi hipnotizadapelas falácias do sistema, abertamente divulgadas e implementadas porpropagandas e sistema midiático. Reverter essa hipnose é, provavelmente, a mais difícil e fundamental ação, casose queira pensar o novo.

Pensare implantar o novo,  requer liderançasfortes, total apoio da sociedade; sem esses dois pilares fundamentais,  o sonho ruirá, frente as intempériesque,  com certeza, o açoitarão.

Liderançassempre existiram e existirão; em nossa opinião, um líder é ─ ou deveria ser ─alguém com aguçada visão do todo, com potencial suficiente de agregarpensadores/pensamentos diversos, em sua área de ativismo, incentivando convergênciase aplacando e/ou extirpando dissidências malévolas. Um líder deve ser, em nossoentender, um visionário; deve ser alguém com alto grau de comprometimento com acausa que defende; deve ser plural, holístico e altamente responsável. Deve entender, prioritariamente, que suaação é agregar e não dominar; é  propor enão impor.

Eo que nós, “periféricos” do poder, podemos fazer em favor de necessárias eurgentes mudanças?

Cremosque podemos fazer muito, basta um pouquinho de disposição, para tal.

Porexemplo, poderíamos aproveitar  nossasredes sociais e criar um grupo, cuja denominação poderia ser ─ PENSADORES DO AMANHÃ.

Parafortalecer o grupo, poderíamos dispor de, no mínimo,  2 horas em cada final de semana, parareuniões feitas por rodízio, na casa de cada componente do grupo local. Nessesencontros, que precisarão ser produtivos, mesmo sem nenhuma formalidade erigidez,  poderão ser enfocados assuntosimportantes que serão encontrados em sites e/ou blogs (alguns serão sugeridos, por nós, ao final do post),  assuntos esses que amídia neoliberal, não trata. O resumo, digamos assim, de cada reunião, seriacompartilhado com o grupo principal; assim, cada grupo local, compartilhariacom todos os demais assuntos, sugestões, críticas. O grupo poderá, também,privilegiar/indicar algum assunto de maior relevância e/ou urgência paraanálise de todos os grupos locais.

Comocada participante do grupo local e/ou do grupo “cabeça”, tem inúmeros contatosem seus locais de trabalho a ideia seria então, vagarosamente,  impulsionar os mais arredios, a formar outrosgrupo e a participar do grupo aglutinador.

Como grupo criando corpo e presença, poderíamos ampliar nossos leques departicipação, interagindo com movimentos socais locais, nacionais e mesmo,internacionais.

Aagenda de assuntos a serem conhecidos, analisados, criticados é imensa, entreeles:

─situação econômica/social do mundo, hoje, e possíveis consequências para o País, sociedade e continente ─ Américado Sul;

─  análise profunda dos mecanismos de ação dosistema capitalista, avaliando a extensão de seu afastamento dos princípiosbásicos sociais, humanitários etc.;

─análise crítica da situação do hiperconsumismo;

─conhecimento/análise do que é financeirização da economia e dapolítica e suas funestas consequências para governos, países e sociedades;

─análise do sistema de ensino com intuito de modernização do conceitocurricular/pedagógico;

─análise abrangente das questões ecológicas, em seu amplo aspecto:
   
─ poluição ambiental

─ condições da vida marinha, principalmenteno que diz respeito à pesca predatória e diminuição acelerada de peixes,crustáceos, etc., em função da excessiva atividade pesqueira industrial;
   
─ a questão da água, a ser urgentementepensada;
   
─ a questão muito séria do uso abusivo eindiscriminado de agrotóxicos, alguns deles já suspensos em outros países eainda em uso, no Brasil,  justamente pelaforça das empresas multinacionais atuantes no setor  e  altamenteenvolvidas com a bancada ruralista que defende interesses dos mega produtoresrurais e não, dos pequenos produtores;
  
─ aquestão dos transgênicos e da própria Monsanto; este é um assunto para o qual,a participação popular maciça, precisa ser urgentemente conclamada; não há comofechar os olhos para as trágicas consequências para o meio ambiente, para avida humana e de todas as espécies, viventes.

Essessão pontos considerados, por nós, como básicos para conhecimento/análise/críticae, sugestões de mudanças, além dos pontos fundamentais vistos noinício, deste.

Algosimples, como o acima,  poderá ganhar umaamplitude tal, que muitas e muitas sementes, de PENSAR O NOVO poderãosurgir da união de vários pensamentos; ao lançá-las ao solo ávido porhorizontes e caminhos diferenciados, poderão germinar de forma potencialmenteconstrutiva.

Aoparticipar de um debate, no Fórum Social, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, anunciou o lançamento, para breve, de um Portal da Participação Popular, cujafinalidade é construir e estreitar contato e participação de cidadãos emassuntos do governo e da sociedade.

PENSADORESDO AMANHÃ ─ nome apenas sugerido, por nós ─ poderá vir a ser um excelente instrumento de participação, nesse Portal.

Tudoque vimos, até aqui, é apenas um preparativo para uma ação maior e maisintegrada ─ a disseminação de novas ideias diretamente  àqueles que fazem parte da grande massa denão participantes, de redes sociais. Como isso será feito é outro ponto a serpensado, não nos esquecendo, também, de levar isso aos jovens estudantes,principalmente de escolas públicas. Essa segunda e importantíssima fasenecessitará de um batalhão de voluntários, para seu efetivo desenvolvimento.

Deixamos,neste final, algo encontrado no livro ─ 44 Cartas do mundo líquido moderno, dogrande pensador, escritor ─Zygmunt Bauman: “ Nos nossos dias, o planeta como umtodo parece se encontrar em estado de interregno”.

Entendamosinterregno─ em sua acepção moderna ─, e para o caso em questão, como o período em que,praticamente, todo o sistema está falindo, “morrendo” e o novo, ainda nãosurgiu; é  esse intervalo de tempo que otermo interregno, contempla. Estamosno vácuoda grande interrogação ─ O que virá?

Consideramosimportante atuar, de forma positiva e decidida, nesse interregno justamentepara tentar algumas respostas, ao acima. Isso não é utopia; isso é  União  Urgente, de uma grande maioria, em favorde todas as coisas importantes que dizem respeito ao Sistema Vida Planeta Terra do qual dependemos  ─  TOTALMENTE!

Maria─ Estrela Lunar Amarela
─qualquer erro, por favor, nos informe

Listade alguns sites e blogs, sugeridos por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário