quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PENSAR O NOVO - Post 5


                                                                                                                                              03/02/2012


NoPost 4, onde iniciamos a Parte 2 de Pensar o Novo, vimos o 1º  tópico ─ Há condições de mudança?

Neste,a sequência, com o segundo tópico ─ dos 3 relacionados ─ verificando de queforma essa possível mudança, ocorrerá.

2º  Elaserá natural ou imposta pela própria Natureza?

Comonatural,queremos enfatizar que o próprio animal humano, em seu contexto social, aoconstatar a irracionalidade do sistema, como um todo, seria o baluarte damudança.

Atéo momento, são  incipientes osindicativos dessa possibilidade; poucos pensadores, poucos grupos, poucosanimais humanos, poucos movimentos estão saindo do que poderíamos chamar de ─sonambulismo existencial ou hipnose capitalista, induzidos pelopróprio sistema, pela própria sociedade de consumo por ele criada, incentivada,cultivada.

Aliás,precisamos fazer um parêntese e dizer que, sob a ótica de Zygmunt Bauman, vivemos um hiperconsumismo;  é assim que ele define a loucura do ter, emseu livro ─ 44 cartas do mundo líquido moderno. Nesse mesmo livro ─ excelente─,  ele cita uma das primeiras mensagensque Busch enviou à sociedade americana, logo após 11 de setembro, convocando-ospara que “voltassem às compras”. Bauman completa: “ A intenção damensagem era conclamar os americanos a retornar a vida normal.” Ainda, segundo Bauman “Vamos às compras” queria dizer:voltemos à normalidade, à nossa rotina do dia a dia.

Voltando,essa mudança em sendo orquestrada pela sociedade seria, apesar de todas asdificuldades inerentes, a mais amena, a menos traumatizante, independentementede todos os transtornos e os abalos no statusquo de grande parcela dos animais humanos.

Sópara ilustrar a enorme dificuldade na implantação de algo novo e radical, vamos fazer apenas umexercício imaginativo, supondo que 50% de pessoas que possuem carro ─ aqui no Brasil, por exemplo ─ resolvesse deixar de usá-lo por um ano e,aqueles que não o possuem,  resolvessemnão comprar, pelo mesmo período, de tempo.  O que aconteceria com toda a cadeia produtivae mantenedora, do setor, incluindo aí, serviços básicos de estacionamento,lavagem etc.?

Decara, milhares de desempregados em toda a cadeia produtiva e mantenedora!

Éclaro que o acima imaginado, assim o é ─ simplessuposição/imaginação ─,  tão somenteporque ainda não atingimos o clímax dos problemas ambientais,  relacionados ao uso abusivo e,  incrível aumento de frota.

Medidascomo essa, aparentemente utópicas, neste momento, poderão ser necessáriasdependendo da evolução e agravamento dos problemas climáticos quando, apenas otão proclamado rodízio de placas será  ─ insuficiente.

Se,em futuro próximo, medidas drásticas precisem ser adotadas, o status quo do animal humano e dosistema, como um todo, será tremendamente abalado sem que consigamos, sequer,imaginar os desdobramentos/consequências, de tal.

Entretanto,se a mudança for imposta pela Natureza, através de suas forças indomáveis,talvez grande parte da humanidade tenha que começar tudo de novo; tenha queemergir do zero ou quase zero, para algo totalmente diferente do queantes,  existia.

Apesarde algo como o acima acontecer ser brutal, ser destrutivo, quase ao extremo,não haveria dificuldade maior em implantar o novo, mesmo porque, grande partedo que antes existia, poderá ser extinto, sem deixar raízes.  Esse novosurgiria,  espontaneamente; teria que serassim!

Nossogrande receio é que a humanidade, que ainda não possui um corpo representativo, delamesma,  continue amorfa, continueinconsciente, continue sem a necessária sintonia, com o Todo. Esse estado letárgico pode deflagrar talvolume de problemas (além dos já existentes), para os quais, soluções possamaté, não existir.

Maria─ Estrela Lunar Amarela
─qualquer erro, por favor, nos informe.

IMPORTANTE!
Amigos,gostaria de pedir a vocês que entrem em qualquer um dos  blogs abaixo relacionados, para saber a razãode estarem inativos.  É claro que tem aforça midiática neoliberal como motivadora;  é exatamente isso que gostaríamos que vocêstomassem conhecimento. Através  danotificação vocês poderão entender melhor ainda, como as poderosa mídias queremtotal liberdade de expressão;  noentanto, continuam sendo elas, as maiores vilãs da liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário