domingo, 23 de janeiro de 2011

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2011 ─ DACAR

O FSM  completa 10 anos,  de brilhante existência.
A sede do primeiro Fórum Social Mundial  foi Porto Alegre, em 2001.
A ideia e objetivo principal era oferecer uma contraposição ao Fórum Econômico Mundial, de Davos que reúne a “elite” do pensamento capitalista. Abaixo, citamos pequena parte um artigo de Luis Fernando Veríssimo,  escrito para o encerramento, desse evento:
“O que aconteceu nestes cinco dias históricos de Porto Alegre foi uma tentativa de resgatar o parâmetro humano. Se houve ações mais fortes, elas se justificam pelo princípio jurídico da auto-defesa, pois estava-se defendendo a saúde do planeta, ou pelo princípio teatral da ação simbólica. O principal foi que falou-se muito, e o que se falou foi ouvido no mundo inteiro. Se não foi entendido no mundo inteiro, não faz mal. A intenção era apenas mostrar que seres humanos não abdicaram da sua função, que o retorno de capital ainda não é a medida de todas as coisas do mundo. E afinal, este foi apenas o primeiro Fórum Social Mundial. Nos próximos, falaremos mais claro.”
Felizmente, o Fórum Social Mundial vingou, plenamente; disseminou-se em pensamentos, ideias e ações, pelo mundo inteiro, a favor de uma nova realidade social.
Este ano, em Dacar, capital do Senegal, o FSM  completa seus 10 anos de existência, robustamente estruturado.
Veja como as voltas do mundo, os giros das eras, são fantásticos. Do século XVI até o século XIX, Dakar ou Dacar, como quiser, foi o maior centro de tráfico (“exportação”) de escravos, para a América. Imagine as histórias que os famosos navios negreiros, infelizmente, tinham para contar.
Neste século XXI, terceiro milênio, o FSM,  continua a luta pela liberdade de uma humanidade, hoje, mais do que nunca, joguete e refém do ter e do poder do ─  lucro, que é  esteio e fomento de um aniquilante e  ao mesmo tempo, moribundo capitalismo neoliberal.
Tenho absoluta certeza de que teremos mais um grande evento,  amparado por uma  fantástica rede social atuante via Internet.
Por essa razão convoco você a participar desse Fórum Social Mundial, de Dacar ─  que vai do dia 06 até 11 de fevereiro ─, via site abaixo. Acredite, vale a pena participar, até mesmo do processo de estruturação, já em etapa final.

Maria – Estrela Lunar Amarela

2 comentários:

  1. É, mas parece que nehum nem outro está conseguindo enxergar a realidade verdadeira.

    ResponderExcluir