sábado, 22 de outubro de 2011

SISTEMA VIDA ─ PLANETA TERRA - Post 4


22/10/2011

POST 4
Quem tenta expressar suas ideias, corre sempre o risco de ser interpretado de forma equivocada. Foi o que aconteceu, com o que apresentamos no Post 3.

Ao falarmos de nossa imensa alegria com os movimentos mundiais de 15 de outubro, uma pessoa falou que o entusiasmo era demasiado e, talvez, irreal  pois,  se algo tiver que mudar, vai demorar muito.

Esclareci que nossa imensa alegria,  era com o princípio de algo que consideramos, promissor.

É evidente ─ e ai dou toda razão ao que foi dito, por essa pessoa ─ que temos total conhecimento do ENORME trabalho,  a ser desempenhado,  para uma possível mudança de paradigma econômico/financeiro/político e ecológico. Não será no mês que vem, nem no ano que vem que teremos maior certeza sobre essa possibilidade; talvez demore décadas, até.

Entretanto, o afunilamento de todas as questões relacionadas à humanidade demandará ─ disso temos certeza ─ algum tipo de ação a curto e médio prazos; prevemos que ações deverão acontecer mais locais que mundiais; elas, provavelmente, não serão globalizadas.

Aliás, globalização foi um termo pensado, escolhido e imposto, pelo próprio sistema doutrinário mundial, como forma de expandir domínios vários em quase todos os quadrantes, do Planeta. Ele nunca visou cooperação, entre todos, como sempre pregou; o interesse real era  preparar terreno fértil, ideologicamente, para a disseminação dos tentáculos de uma grande rede exploratória. O intento, foi amplamente alcançado.

O termo  global ─ do qual globalização deve sua raiz ─ em si, é perfeitamente condizente; nenhum país, nenhuma cidade, nenhum vilarejo, nenhuma pessoa é uma ilha, em si mesmo; pertencemos todos e tudo ao Sistema Vida ─ Planeta Terra. Mas, não foi essa a noção primordial, a mensagem principal, do sistema doutrinário. Só que agora, o próprio sistema tenta impor a ideia de que todos devem “solidarizar-se” com os problemas mundiais, ocasionados por um grupo extremamente minoritário. “Solidarizar-se”,  precisa ser entendido como conta a ser paga, por todos, de uma forma ou de outra e, globalmente. Incrível!

A proposta de Marshal MacLuan (1911-1980), de uma ─ Aldeia Global ─ termo esse que deve ter sido adaptado, por ele, de termo igual utilizado pelo escritor P.W. Lewis, em obra escrita em 1948, previa uma interligação dos humanos através de meios tecnológicos, principalmente os disponíveis na época dessa proposta,  mais precisamente, o rádio e a televisão.

A visão de Aldeia Global, de MacLuan, deve ter sido instrumento de importância impar, na criação da doutrina da Globalização.

Na atualidade, a proposta de MacLuan, de uma Aldeia Global, atinge um clímax  através, principalmente,  da Web. Entretanto, não fica restrito à comunicação; o termo abrange a ideia real de que somos  viventes de uma grande  ALDEIA GLOBAL ─ PLANETA TERRA que  pertence a outra Aldeia Global ─ o Sistema Solar  este,  pertencente de  outra ─ a Via Láctea e assim, sucessivamente, Multiverso afora.

O único senão, da questão é que, em comparação com aldeias que existiram e que ainda existem, em alguns poucos lugares, do mundo nós, globalizados econômica,  financeira e tecnologicamente, não cuidamos do principal ─ Meio Ambiente ─Planeta Terra; perdemos a sensibilidade no trato com nosso habitat natural e único, até o momento. Nossa “aldeia” está cruelmente devastada,  por nós, animais humanos e pelo sistema, também ele, predador contumaz.

Nas pautas dos diversos movimentos sociais há a inclusão, da necessidade urgente, de atitudes relacionadas a uma nova visão de como tratar a Natureza ou do que resta dela.

Assim, nosso entusiasmo e alegria, com as movimentações de 2011, existem em nosso íntimo; esperamos, até confiantes, que esses movimentos tomem corpo, consigam estruturar-se, criando uma agenda com propostas a serem discutidas, mundialmente. Temos, hoje, ferramentas para isso; é necessário,  apenas,  engajamento consciente , participação real para que as coisas possam começar a acontecer; isso, acreditamos, faz parte do verdadeiro  Despertar, preconizado para a Nova Era de Aquário, que terá início real, em 2012.

Maria ─ Estrela Lunar Amarela
P.S.: qualquer erro, nos comunique.

Livros disponíveis para download

Nenhum comentário:

Postar um comentário