quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SISTEMA VIDA ─ PLANETA TERRA


15/10/2011

POST 3

É com um sentimento de profunda alegria que iniciamos o assunto deste;  mas antes de continuarmos, permita-nos trazer algo de importância milenar,  mas perfeitamente pertinaz,  ao momento presente.


HEXAGRAMA 24. FU/RETORNO (O PONTO DE TRANSIÇÃO)

JULGAMENTO
Após uma época de decadência vem o ponto de transição. A luz poderosa que tinha sido banida retorna. Porém, este movimento não é provocado pela força. ...o movimento é natural e surge espontaneamente. Por isso a transformação do antigo também torna-se fácil. O velho é descartado e o novo, introduzido. Ambos os movimentos estão de acordo com as exigências do tempo e, portanto, não causam prejuízo. Formam-se associações de pessoas que têm  os mesmos ideais. Como tal grupo se une em público e está em harmonia com o tempo, os propósitos particulares e egoístas estão ausentes, e assim erros são evitados. (negritos dos autores deste post))

Sábado,  15 de outubro de 2011, talvez estejamos vendo o nascimento de uma nova realidade, fruto de um possível despertar, do animal humano.

Em vários países do mundo, milhares de pessoas estarão reunidas em praças das grandes cidades, procurando mostrar, aos sistemas instituídos ─ econômicos/financeiros/políticos/midiáticos ─, sua total reprovação quanto a forma como o poder é exercido.

O que começou de uma forma mais pontual, na Praça Tahir, acendeu um estopim;  dali em frente, vários e vários movimentos sociais foram organizados, aumentando o leque dos tópicos, dos protestos. Os que protestam, reúnem-se em lugares públicos, principalmente praças; reivindicam que o velho sistema seja substituído por um novo, que ainda precisa ser devidamente estruturado; o esboço já existe e está na pauta mesma, das reivindicações.

Concomitantemente com esses movimentos de 15 de outubro, outro de extrema importância já está em andamento; é o movimento OCUPA WALL STREET. No dia 06 de outubro,  uma das mais importantes intelectuais e militantes do anticapitalismo, da atualidade ─ Naomi Klein, fez discurso na Praça Liberty Plaza, local de acampamento dos militantes, desse movimento. Os microfones foram proibidos, pela polícia; assim, a “audição” de seu discurso teve a maravilhosa colaboração, dos participantes, que iam repetindo, fileira pós fileira, o que os mais próximos ouviam. Eis um trecho do discurso:

A questão é que hoje todos são capazes de ver que o sistema é profundamente injusto e está cada vez mais fora de controle. A cobiça sem limites detona a economia global. E está detonando o mundo natural também. Estamos sobrepescando nos nossos oceanos, poluindo nossas águas com fraturas hidráulicas e perfuração profunda, adotando as formas mais sujas de energia do planeta, como as areias betuminosas de Alberta. A atmosfera não dá conta de absorver a quantidade de carbono que lançamos nela, o que cria um aquecimento perigoso. A nova normalidade são os desastres em série: econômicos e ecológicos. Estes são os fatos da realidade.”

Vale a pena ler, na íntegra, no site 

Movimentos como esses, são de extrema importância para o SISTEMA VIDA ─ PLANETA TERRA e estão bem em acordo com o que o milenar I Ching apresenta no Hexagrama que trouxemos,  para este post.

Esse Hexagrama, inspirou  o nome do livro de Fritjof Capra ─ O Ponto de Mutação  ilustrando  a capa, do mesmo. Lembrando, esse livro de Capra, fazendo extensa análise de tudo que aí está, batendo à porta, de cada casa, hoje ─ exigindo urgentes decisões e mudanças ─,  data de 1982.

Por que demoramos tanto, para acordar?

Quase 30 anos;  mas creio que o mais importante é torcer para que realmente tenhamos acordado com fôlego suficiente, com vontade suficiente de levar em frente as mudança que a sociedade e Gaia, precisam; o status quo, do sistema, vai pegar pesado, mais do que já está;  entretanto, se esse for realmente o tempo, então nada nos deterá, por mais incerto que possa ser o  devir. Esse tempo não é o nosso; ele é o  “tempo” do TAO.  Nada o detém.



Maria
Estrela Lunar Amarela
─ Qualquer erro detectado, por favos, nos informe.

Livros para download

Nenhum comentário:

Postar um comentário