sábado, 16 de junho de 2012

CARTA ABERTA ÀS AUTORIDADES PRESENTES NA RIO + 20


CARTA ABERTA ÀS AUTORIDADES PRESENTES NA  RIO + 20

 Mesmo tendo certeza que esta não chegará,  até os srs., é de minha índole expor ideias e não,  deixá-las reclusas, em especial quando o assunto envolve Planeta, Natureza e Humanidade.
Confesso aos srs. não acreditar em qualquer atitude mais séria, honesta, consciente, da maioria dos srs., em relação a tudo que será rediscutido, nesse encontro.  Infelizmente.

Qual a razão da descrença?
São várias, na verdade, começando pela certeza que todos os srs. representam ou são obrigados a aceitar ,  o velho e decadente status quo do Sistema vigente Capitalismo Neoliberal e sua mais recente vertente Financeirização da Economia, ambos causadores dos graves problemas econômicos mundiais, atuais.

Em suas mentes, não há espaço para os problemas que serão, novamente, exaustivamente debatidos; elas estão totalmente dominadas por equações, cálculos e estatísticas mercadológicos,  determinantes daquilo que, para governos, tem mais valia PIB.

Nem mesmo os vários e sérios alertas feitos por parte da comunidade científica, consegue encontrar espaço em suas mentes, totalmente alienadas da realidade do Sistema Vida Planeta Terra e assim, a outra parte da comunidade científica que trabalha aliada ao Sistema, apresenta argumentações, tentando invalidar esses mesmos alertas, por ordem do próprio Sistema.
Os srs. devem saber,  melhor do que qualquer de nós, que não existe saída; não existem atalhos a serem explorados; mesmo que o consumismo fosse erradicado o que o Sistema e Mercado não aprovariam, em hipótese alguma ainda teríamos o consumo relativo aos 7 bilhões de habitantes, do Planeta Terra, mesmo que esse consumo seja para cerca de 1,5 bilhão de pessoas de 1 pão/dia o que, em realidade, não é representativo na devastação ambiental.

A realidade dos fatos, então é:  não existem soluções; as que existem, seriam tão catastróficas que estão fora de cogitação; até mesmo o proposto como Crescimento Zero, não iria atingir os efeitos desejados; iria apenas prorrogar o caos pois é sabido que a manutenção do básico necessário, já incide em mais devastação dos já escassos recursos naturais.
Outra realidade, absurdamente favorável ao poder constituído e megacorporações mundiais que dominam a economia, é que o animal humano ainda permanece hipnotizado pelo status quo econômico/financeiro seu e do Sistema.  Em pesquisa recente, aqui no Brasil, por exemplo, foi apurado que a parcela da sociedade, com certa preocupação com os temas da  RIO + 20,  atinge irrisórios   12%.

De  quem caberia informar melhor,  sobre a real situação da Natureza e Planeta o sistema mídia nada é possível esperar por ser ele,  o maior aliado do Sistema, do Mercado pois é sustentado, por ambos. A contrapartida, do sistema midiático, seja ele qual for e atuando local, nacional ou internacionalmente,  é vender através dos mais diversos tipos de propaganda, programações, entrevistas, debates, etc ─ o que é produzido pelas megacorporações enquanto as atividades, por exemplo,  campesinas, voltadas à verdadeira produção rural/local,  sequer são citadas.
Não entram nas pautas de discussões dos sistemas midiáticos, principalmente brasileiros,  questões como ─ agricultura familiar, reforma agrária, excessiva utilização de agrotóxicos e os malefícios dos transgênicos para todo o Sistema Vida ─ Planeta Terra.

O sistema, acima referenciado, já está “vendendo” o Projeto Corporativo de mercantilização e financeirização da Natureza, batizado com o envolvente nome de: ECONOMIA VERDE.
Os atributos, dessa nova roupagem do Sistema Capitalista, são apresentados como verdadeira panacéia para todos os problemas, em discussão, de forma mais específica à questão de alimentos para a Humanidade e erradicação da pobreza.

É uma pena que a Cúpula dos Povos  evento paralelo, de importância impar  ─ mesmo apresentando importantes trabalhos e propostas não terá voz atuante naquilo que está sendo ─ secretamente negociado.
Assim, sem maiores delongas, posto  já ter expressado pontos principais de minha total descrença ─ descrença essa fundamentada, não no pessimismo e sim, no realismo de alguém que, aos 68 anos pode dimensionar a incrível evolução material das sociedades mas também,  sentir a inacreditável deterioração de nosso meio ambiente ─ tomo a liberdade de sugerir,  que o mais sincero e objetivo, no encerramento da RIO + 20, seria uma declaração conjunta, dos srs., enfatizando mais ou menos o seguinte:

NADA DE MAIS DECISIVO E VERDADEIRAMENTE EXEQUÍVEL, É POSSÍVEL PROPOR.
 A SITUAÇÃO ECOLÓGICA DO PLANETA TERRA EXIGIRIA  ATITUDES EXTREMAS COMO, POR EXEMPLO, PRODUZIR QUASE QUE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA ALIMENTAR A HUMANIDADE, SEM AGROTÓXICOS, SEM TRANSGÊNICOS E, DE FORMA GRATUÍTA, POIS O NÚMERO DE DESEMPREGADOS ATINGIRIA CASA DOS BILHÕES, EM CONSEQUÊNCIA DA PARALISAÇÃO DE GRANDE PARTE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL MUNDIAL, PARALISAÇÃO ESSA,  COM INTUÍTO DE PRESERVAR OS RAROS ECOSSISTEMAS, AINDA INTOCADOS E,  AGUARDAR POSSÍVEL RECUPERAÇÃO DOS JÁ TOTALMENTE DEGRADADOS, RECUPERAÇÃO ESSA QUE AINDA  NÃO NOS É POSSÍVEL DIMENSIONAR  O TEMPO NECESSÁRIO, PARA TAL.

EM SENDO ISSO, IMPOSSÍVEL, RESOLVEMOS DIZER  ÀS SOCIEDADES DOS PAÍSES REPRESENTADOS, QUE CONTINUEM COM O MESMO RÍTMO DE VIDA.
 QUE CADA CIDADÃO  COMPRE O QUE QUISER, QUANTO QUISER,  GASTE O QUE PUDER E AGUARDE A FATURA QUE, MAIS CEDO OU MAIS TARDE,  A NATUREZA E O PLANETA ENVIARÃO, A TODOS NÓS, COMO ACERTO FINAL DE NOSSA DÍVIDA PERDULÁRIA E DESASTROSA, COM O SISTEMA VIDA ─ PLANETA TERRA.

Maria do Rocio Macedo Moraes

16 de junho de 2012

  Londrina/Pr.                        




Nenhum comentário:

Postar um comentário