segunda-feira, 25 de junho de 2012

CÚPULA DOS POVOS NA RIO + 20



Como é bom ter algo esperançoso como motivo, para escrever.
A  RIO + 20, como evento aglutinador teve, na Cúpula dos Povos, sua importância fundamental, tanto pela diversidade de seus participantes e temas, quanto à maravilhosa declaração final que sintetiza tudo que foi, exaustiva e conscientemente, discutido; é sobre ela que vamos conversar.

Somos partidários do pensamento de que, qualquer mudança virá, única e exclusivamente, da união do animal humano e não, do Sistema.
Por mais uma vez, isso foi comprovado; a grande cúpula dirigente ainda está fora de sintonia com  a Nova Era que já mostra sua presença e,  o que é necessário mudar, em função dela; com raras exceções os discursos foram os mesmos e as intenções, idem.

Os movimentos e organizações sociais mostraram lucidez de análise, da maioria dos grandes desafios, que temos, adicionando a eles por conta própria o que consideramos o mais difícil:  difundir a Declaração Final, discuti-la e apoiar todas as iniciativas que virão, em função dela.
Não nos esqueçamos,  que não podemos contar com  auxílio, para o acima, da maioria das mídias neoliberais isto, por motivos óbvios e conhecidos.

Caberia a cada um de nós, dentro dos círculos aos quais “pertencemos”, nas redes sociais a nós diretamente relacionadas, incentivar a que um número maior, de pessoas, ao menos tomem conhecimento desse documento, extremamente importante.
Particularmente, faço parte de uma rede em que estão conectadas pessoas bastante sintonizadas com as necessárias mudanças e, ecléticas em seus compartilhamentos;  mesmo assim, vejo que uma boa parte não demonstra interesse em ler e compartilhar artigos escritos  por várias cabeças pensantes, explorando os temas discutidos na Cúpula dos Povos, principalmente. Talvez os que assim agem, conheçam muito melhor, do que nós, os assuntos postados; daí, provavelmente, o desinteresse em ler e compartilhar.

Mas, há um ponto importante na rede social a que, felizmente, estou agregada  uma preocupação grande em divulgar o máximo de informações sobre a necessidade premente, que cada um de nós busque evoluir mental e espiritualmente. Nesse sentido  devemos dar,  aos que trabalham, para tal, a devida razão em talvez manter afastamento das centenas de opiniões veiculadas/compartilhadas, pois se não conseguirmos mudar nossa perspectiva de vida, nossa maneira de conviver,  social e ecologicamente,  buscando harmonia com o TODO, não conseguiremos sentir ressonância aos movimentos em prol da Natureza e do Planeta.
Muitas vezes ficamos preocupados em saber se não estamos sendo demasiadamente insistentes, com tais postagens, tanto no face como no blog;  essa preocupação logo se desfaz,  por considerarmos que cada um deve fazer a parte que pode e considera útil;  em nosso caso específico, é garimpar bons artigos e compartilhá-los; temos tempo suficiente, para isso; e é o que fazemos,  como forma de auxiliar os que muitos compromissos,  têm.

Voltando à maravilhosa CÙPULA DOS POVOS, reiteramos nossa certeza de que as mudanças necessárias e suas respectivas ações em prol delas, só vão acontecer de baixo para cima; serão as sociedades, em seus respectivos países, cidades, municípios,  que fomentarão medidas locais, dando inicio, com o pé direito à desglobalização.
Desglobalizar, em nosso entendimento,  é trazer para mais próximo de cada região, de cada país, de cada estado, de cada cidade, de cada bairro, de cada rua, de cada casa, de cada animal humano o germe, a semente da defesa e reconstrução da Natureza do Planeta Terra.

Por essa razão a importância maior desse evento paralelo; foram 14 mil pessoas participando das discussões, decisões, passeatas pessoas essas, vindas de várias partes do mundo; elas voltarão e outras aqui ficarão, com a resultante de seu encontro DECLARAÇÃO FINAL DA CÚPULA DOS POVOS NA RIO + 20 POR JUSTIÇA SOCIAL E AMBIENTAL EM DEFESA DOS BENS COMUNS, CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO.
Outro documento extremamente importante é o lançado pela Via Campesina DOCUMENTO DE POSICIONAMENTO DE LA VIA CAMPESINA.

Acredito que lendo esses 2 documentos poderemos, entre os vários tópicos ali salientados, escolher os que mais nos incitam análises e comentários, passando a buscar pessoas com os mesmos interesses,  discutindo e propondo ações que possam ser realizadas por pequenos ou médios grupos pois acreditamos, que assim agindo,estaremos fortalecendo uma grande rede social que fará jus ao seu EXISTIR.
Confiamos, sinceramente, nesse tipo de ação que se faz, premente!

Deixamos, abaixo, os endereços de acesso a esses dois documentos, sem esquecer do que também foi  explicitado, em documento final, pelos Povos Indígenas, igualmente importante e, também indicado.

 Maria-Estrela Lunar Amarela
qualquer erro, por favor, nos comunique.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário