sábado, 9 de junho de 2012

RIO + 20


 Falta pouco para o início oficial do grande evento RIO + 20.
Para os mais jovens, que desconhecem o que foi a ECO-92,  é interessante saber que ela teve como base de discussões, documentos da Conferência de Estocolmo de 1972 e do Relatório Brundtland, também conhecido como Nosso futuro comum”, de 1987.

O Rio de Janeiro foi a sede da ECO-92, em 22 de junho do ano em destaque.

Os principais documentos gerados, após série de reuniões, foi a Carta da Terra e a famosa Agenda 21  que consta de 41 capítulos referenciando os diversos aspectos sociais e econômicos que deveriam nortear ações de governos e sociedades com o intuito de preservar a vida no/do Planeta.

Depois da ECO-92 e em função dos três principais eventos de 1972, 1987 e 1992 , surgiu o Protocolo de Kioto (ou Quioto), um Tratado Internacional discutido no Japão, em 1997 mas que entrou em “ação” apenas em 2005 e cujo prazo expira agora, em 2012. É de conhecimento geral que os Estados Unidos não ratificaram esse Tratado.
O que pode chamar mais atenção, é que desde 1972, principalmente, os alertas para os problemas relacionados ao meio ambiente planetário foram exaustivamente discutidos.

Se formos contar apenas da ECO-92, para cá, são 20 anos de estagnação nas ações e incremento incalculável, dos problemas; se o cálculo for de 1972, são QUARENTA ANOS, de puro descaso. Some-se a esse descaso, o ônus do Planeta com a população mundial, hoje em 7 bilhões de habitantes; em 1970  esse ônus era menor pouco mais de 3 bilhões.
Além de tudo isso, constate-se que houve um incremento absurdo do consumo, em função do aumento da população; entretanto, o mais danoso foi a disseminação da cultura neoliberal do consumismo, “cultura” essa amplamente difundida por todas as mídias, é claro.

É mais que evidente que se os problemas já existiam, de longa data e que,  sem nenhuma ação mais eficaz para, pelo menos, contorná-los, só poderíamos chegar aos extremos de hoje; estamos num beco quase sem saída; pequenas soluções mesmo que pensadas em macro, não serão suficientes para reversão do processo de quase falência ecológica. As possíveis e drásticas soluções pensadas, se implementadas, iriam causar transtornos sociais e econômicos de amplo espectro e ninguém está disposto, infelizmente, a arcar com essas decisões/soluções.
Uma delas, bastante discutida em alguns círculos de pensadores de gabarito,  é a do Crescimento Zero que, evidentemente,  não será aceita pois todos os países, do mundo, cultuam o PIB mais ardorosamente, do que o bem social e, dependendo das mídias, isso jamais entrará em discussão;  isto pode ser comprovado, pois em função da possibilidade do Brasil não atingir um crescimento de 3% no PIB de 2012 em comparação com 2011 a imprensa já está discutindo o problema do “Pibinho” brasileiro, incutindo nas mentes menos antenadas, que o País está mal.

Entretanto, mesmo com o chamado Crescimento Zero, continuaremos o consumo dos bens já em fase de extinção.
Só para termos ideia de como tudo aconteceu rápido demais, vamos dar uma olhada na idade do Planeta. Via ciência, essa questão oferece grandes diferenças; uma das correntes científicas, estima algo em torno de  4,6 bilhões de anos,idade essa calculada através de 2 métodos radiometria e escala de tempo geológico; a outra, considera que os dois métodos podem ser falhos e propõe algo em torno de 6 mil anos o que, particularmente, acho pouco provável.

Independente de ser 4,6 bilhões  ou 6 mil anos, o que é estarrecedor é o fato de que, de forma mais intensa,  em pouco mais de  150 anos com destaque máximo aos últimos 50 os recursos naturais  foram,  praticamente, quase esgotados,  por obra do animal humano.
Caso algo ocorra, o Planeta continuará a existir e buscará formas naturais de recomposição; o animal humano, entretanto, não terá a mínima chance de continuar vivo, dependendo do tamanho da reação da Natureza aos malefícios causados, por nós.

A RIO+20,  será mais uma oportunidade de intensa discussão, agora trazendo em seu bojo a mais nova tentativa do sistema capitalista para continuar mascarando realidades Economia Verde, que será ardorosamente defendida com argumentos que podem mexer com a cabeça dos menos antenados; aliás, já está sendo assunto em várias mídias.
É difícil esboçar qualquer pensamento otimista, em relação ao que vai ser decidido na ECO+20; basta que cada um de nós olhe ao seu redor para ver que nosso comportamento bem como de toda a humanidade, praticamente , é de total  dormência analítica, total descaso e desconhecimento dos fatos mais simples relacionados ao meio ambiente.

Se não acordarmos ou, se não formos acordados, de alguma forma considero bastante difícil nossa situação nesse impasse decisivo, que vivenciamos; aguardar mais 10,  15, 20  anos para próximas discussões,  sobre,  será extremamente audacioso, temerário e talvez...vão!
Não podemos deixar de dizer que muitas coisas boas e altamente representativas de mudanças favoráveis, estão sendo feitas;  ainda que pontuais, grupos de pessoas espalhados pelo mundo, tentam mostrar e comprovar alternativas de vida; eles lutam como podem para disseminar aquilo que colocaram em prática; não contam com nenhum sistema midiático para auxiliá-los pois estão, digamos assim, fora do interesse do sistema capitalista/neoliberal; esses grupos tornaram-se inexistentes, para o sistema. Melhor para eles!

Encerrando, sou de opinião que seja qual for o capitalismo Verde, Amarelo, Lilás, Azul,  esse sistema e,em verdade, qualquer outro, não irá alcançar êxito na busca de alternativas para salvar o animal humano de uma situação altamente caótica; ou todos acordamos e vamos à luta ou então... aguardemos as decisões da Mãe Natureza;  ela é Mãe mas, antes de tudo é SÁBIA e PODEROSA!

Maria Estrela Lunar Amarela
qualquer erro, por favor, nos informa.

Livros disponibilizados para download:

EgoCiência e SerCiência Ensaios
http://pt.scribd.com/doc/66202227/egociencia-livro01-110417160819-phpapp02

EgoCiência e SerCiência Em busca de conexões quânticas
http://pt.scribd.com/doc/77816149/egociencia-livro02-02

EgoCiência e SerCiência versus Algumas questões humanas
http://www.slideshare.net/professorazeitona/ego-cincia-e-sercincia-versus-proposta-do-sagrado



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário